sábado, 15 de abril de 2017

Arronches – Bandeiras Nacionais em farrapos motivam protestos e dão má imagem


A propósito do debate surgido nos últimos dias numa rede social, e motivado pelo mau uso e algum desrespeito pela Bandeira Nacional, que pode ser constatado um pouco por todo o país, não sendo Arronches excepção, deixamos aqui o apelo do “Grupo dos Amigos de Arronches” em Lisboa, na sua página web, assim como alguns contributos e comentários dos leitores a propósito deste tema.

Lembrando ainda que existem outras Bandeiras Nacionais hasteadas no concelho de Arronches, por exemplo em Assunção e Mosteiros em muito mau estado de conservação, foram colocadas em momentos de glória e orgulho nacional, mas hoje dão uma imagem triste, convém ainda referir que as mesmas não são da responsabilidade da autarquia, mas sim de pessoas ou empresas singulares.

 Em Portugal as regras gerais para o uso da Bandeira Nacional (BN) encontram-se estabelecidas pelo Decreto-Lei 150/87. Este decreto-lei, no entanto apenas estabelece regras genéricas de utilização da BN e apenas para alguns casos. Sendo assim, além das regras especificamente definidas no Decreto-Lei 150/87, deverão ser seguidos os protocolos e as regras tradicionalmente aplicadas nacional e internacionalmente, bem como as regras estabelecidas para o âmbito militar e marítimo.

"Grupo dos Amigos de Arronches"

“Bom dia, o Grupo dos Amigos de Arronches, tem recebido manifestações de muito desagrado em relação à permanência daquela "Coisa", que se mantém hasteada naquele poste, para os lados do Rossio, junto ao Celeiro; dado que é um "Ermo", raramente alguém passa por ali, razão que também ninguém reparou naquela "coisa". Ontem e já próximo das 0 horas o nosso grupo teve conhecimento que tudo se mantém na paz dos anjos. Assim o nosso Grupo tomou a liberdade e por considerar tratar-se de um acto de Cidadania, enviou um E-mail à Senhora Presidente do Município, solicitando, que na próxima reunião de quinta-feira, conseguisse o consenso necessário para uma aprovação natural de um documento que autorizasse a retirada dos restos da nossa bandeira "Jaz" no cimo daquele poste. Tomei a liberdade de enviar um anexo contendo a foto do estado em que se encontra a referida Bandeira Nacional.
O Nosso Grupo é Familiar e por isso mesmo está atento ao que se passa na nossa Terra Natal, Arronches."
Bom dia.
António Pires.

Comentários:

Antonio Pires
 A Nossa Bandeira Nacional Jaz em cima dum Poste.
Gosto · Responder · 5 h

Maria Joana Lopes
Maria Joana Lopes Já há muito que o deviam ter feito as pessoas falam falam mas ninguém consegue dizer nada essa é que é a questão que eu tenho a certeza que a Nossa Presidenta mandará tirar esse farrapo que foi em tempos uma bandeira Nacional
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Antonio Pires
Antonio Pires Todos nós esperamos que isso seja feito, por uma questão de ética, não vou colocar aqui o teor do email enviado, mas em resumo é o que consta da minha publicação.
Gosto · Responder · 5 h

Abilio Rosario
Abilio Rosario Muito bem sr . Pires é isso mesmo o consenso para que alguma coisa se faça e assim acabar a má imagem da nossa bandeira
Gosto · Responder · 4 h

Martinho Manuelito
Martinho Manuelito O que eu acho incrível é que se passe o tempo a criticar informalmente algo que se passa no espaço público e ninguém se dê ao trabalho (ou não dê jeito) de ir ao site da câmara e em lugar bem visível dê um clique no link do portal "A minha Rua" que serve precisamente para relatar aos Serviços Municipais algo que queremos que seja corrigido. Ainda assim se fosse muito trabalhoso perder um minuto para fazer a denuncia e até anexar uma foto, por cima desse link está um e-mail para sugestões.
Aliás a adesão do Município ao Portal A Minha Rua, teve precisamente o objetivo de facilitar a vida aos munícipes para denunciarem este tipo de situações.
Gosto · Responder · 49 min

Joaquim Fernando Muralhas Ferreira
Joaquim Fernando Muralhas Ferreira VIVEMOS NUM TEMPO EM QUE NÃO SE RESPEITAM VALORES
AS REGRAS GERAIS PARA O USO DA BANDEIRA NACIONAL ENCONTRAM-SE ESTABELECIDAS PELO DECRETO-LEI N.º 150/87, DE 30 DE MARÇO. ESTE DECRETO-LEI, APENAS ESTABELECE REGRAS GENÉRICAS DE UTILIZAÇÃO DA BANDEIRA NA...Ver mais
Gosto · Responder · 1 · 26 min

Antonio Pires
Antonio Pires Obrigado por mais esta consideração, é que já não sabemos o que fazer, estando nós num País Democrático.
Gosto · Responder · 1 · 17 min.
Fotos: Emílio Moitas 




Sem comentários:

Enviar um comentário