quinta-feira, 30 de junho de 2016

Arronches – Despediu Santos Populares com a queima da boneca em noite de São Pedro

Cumprida a tradição, os Santos Populares chegaram ao fim com São Pedro a fechar a porta, com a já tradicional queima da boneca e sardinhada popular, para traz ficaram noites de calor, alegria onde os bailaricos, marchas populares e muitas outras actividades, atraíram muitos moradores e visitantes.

À organização do evento (a Câmara Municipal), e toda a equipa de colaboradores, assim como aos artistas que abrilhantaram a festa, marchantes, ranchos folclóricos e ao pessoal das tasquinhas e demais pessoas envolvidas, estiveram de parabéns.

Esta foi a visão fotográfica de um humilde servidor, que retratou o colorido e a alegria vivida e partilhada por naturais e visitantes, deixando um abraço de amizade, e até daqui a um ano, se Deus quiser, 2017, espera todos nós…
Fotos: E. Moitas 
















Edição de junho do jornal Notícias de Arronches hoje nas bancas

Começa hoje a ser distribuída nos locais habituais, a edição de Junho do Jornal Notícias de Arronches.

Os destaques desta edição vão para as Festas de São João cuja programação se estendeu ao longo do mês com múltiplos eventos. De entre eles a noite de São João com as Marchas Populares e a tradicional sardinhada oferecida a todos os que nos visitaram.

O dia de São João é Feriado Municipal e, como tal, comemorado com as cerimónias que lhe são inerentes e que acompanhámos a par e passo.

Mas o São João também se festejou ao nível das instituições como o LIJE, CBES ou o Centro Social de Mosteiros. Na Freguesia de Esperança a Junta de Freguesia proporcionou aos seus residentes e bastantes vizinhos espanhóis, uma sardinhada acompanhada de baile e a queima do mastro

Arronches foi a localidade escolhida para a Cerimónia de Encerramento dos Jogos do Alto Alentejo e acolheu as delegações dos vários municípios. Na cerimónia de encerramento marcaram presença entre outros autarcas o Presidente da CIMAA e a Presidente da Câmara Municipal de Arronches.

Na tauromaquia estivemos presentes na tradicional tourada de São João que decorreu na Praça de Touros de Arronches em noite de muito frio. O Rancho Folclórico de Arronches organizou o seu 35º Festival de Ranchos Folclóricos que nos merece destaque nesta edição.

Estes são os destaques mas, pode ficar ao corrente de muitas mais notícias do seu concelho…e não só.


Como habitualmente, as crónicas dos nossos colaboradores trazem o interesse para que possa desfrutar de mais uma edição do Notícias de Arronches.

Portalegre – Congresso “Continue leal a Jeová” este fim-de-semana no Estádio Municipal


A cidade de Portalegre acolhe o Congresso de 2016 “Continue leal a Jeová” a ter lugar nos dias 1 e 3 de julho.

Ao longo destes três dias, estão programadas várias actividades, como o visionamento de alguns vídeos que foram preparados especialmente para o congresso”.

No decorrer destes três dias são esperados milhares de participantes neste congresso regional que vai decorrer no Estádio Municipal de Portalegre, entre sexta-feira e domingo.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Campo Maior - Sporting Clube Campomaiorense assinala 90º aniversário e convida população para a festa

O Sporting Clube Campomaiorense comemora esta sexta-feira, dia 1 de julho, o seu 90º aniversário.

Para assinalar esta já notável data, o clube vai promover uma festa para a toda a população no Jardim Municipal, a partir das 20 horas.

A animação musical fica a cargo do conhecido artista português Emanuel, ao qual se seguirão pela noite dentro a participação de vários DJ´S da região.

Para além da festa com animação musical, haverá sardinha assada e porco no espeto para todos.

Elvas - Guardia Civil apreende mais de milhão de euros em notas na fronteira do Caia


Um cidadão de nacionalidade portuguesa, com residência em Lisboa, foi mandado parar pelas autoridades espanholas na fronteira do Caia, em Badajoz, por tentar sair de Espanha, sem declarar uns euros,  mais de um milhão  em dinheiro.

Fonte da Guardia Civil, informou que na companhia do automobilista viajava outro indivíduo, também de nacionalidade portuguesa, tendo sido os dois identificados pelas autoridades espanholas.

Quanto ao dinheiro, 1 milhão 27 mil euros e 350 euros encontrava-se escondido na bagageira do carro dentro de uma mala e um saco de plástico. Questionado sobre a origem do dinheiro o condutor alegou era oriundo de negócios realizados em Madrid e tinha como destino Lisboa.

Qualquer saída ou entrada no território com uma quantia igual ou superior a dez mil euros por pessoa em viagem necessita de uma declaração prévia e legal que justifique a sua origem, documentação que, neste caso, foi ignorada.
Foto: E. Moitas  

Arronches – Acolheu Projeto da Valnor “RECICLAR.. ..o futuro é Hoje!!”

A sensibilização das populações, especialmente das Crianças, para a temática da separação dos resíduos e adopção de comportamentos “Amigos do Ambiente” é uma das vertentes que a VALNOR tem valorizado no âmbito da sua actividade.
Iniciativas de comunicação, sensibilização, educação ambiental e animação têm aproximado a empresa das Escolas e Alunos e população em geral.

A VALNOR, em colaboração com a Sociedade Ponto Verde (SPV), vem realizando ações  de sensibilização para a reciclagem de resíduos de embalagens, denominada “RECICLAR.. ..o futuro é Hoje!!”, em 25 concelhos abrangidos por este protocolo, 15 no distrito de Portalegre e os restantes no distrito de Santarém e Castelo Branco, e foi o que Aconteceu nos últimos dias em Arronches, na Praça da República e Largo Serpa Pinto, frente ao Posto de Turismo.

Com esta ação a VALNOR pretende informar e formar a população para boas práticas ambientais, contribuindo, deste modo, para o aumento da taxa de reciclagem na sua área de influência, nomeadamente do fluxo urbano (embalagens domésticas).

A ação “RECICLAR.. ..o futuro é Hoje!!” desenvolve-se em coordenação com os Municípios e a VALNOR, com o objetivo de continuar a criar condições para que um número cada vez maior de portugueses cumpra a sua missão cívica de separar os resíduos, por forma a que estes sejam encaminhados para reciclagem.

No âmbito desta ação, uma equipa deTécnicos de Sensibilização e Imagem da VALNOR, veio ao encontro das pessoas, com a missão de informar acerca das regras da reciclagem, distribuindo ecopontos domésticos, convertendo todos os que não reciclam em potenciais separadores de resíduos.

Durante a ação os elementos da equipa fizeram um breve questionário aos arronchenses acerca dos hábitos de reciclagem, sensibilizam para a adoção de hábitos de separação e no final oferecem um ecoponto doméstico.

O principal objetivo deste  projeto “RECICLAR.. ..o futuro é Hoje!!” é levar a reciclagem a casa daqueles que não separam, suprimir mitos de separação e incentivar toda a população a separar cada vez mais e melhor.

Aumentar as quantidades de embalagens, recolhidas nos ecopontos da VALNOR, nos 25 concelhos da sua área de abrangência, aumentando os níveis de capitação na reciclagem ao nível das nossas populações.

Consciencializar a população para a importância da reciclagem quer em termos ambientais, da nossa saúde e da valorização da nossa economia.
Fotos: E. Moitas 

terça-feira, 28 de junho de 2016

Arronches – Arraiais de São João com muita alegria e animação


Que junho é o mês dos Santos Populares com festas e arraiais por todo o país nas noites de Santo António, São João e de São Pedro, é algo normal, mas em Arronches os arraiais de São João tem outro encanto, com festas de grande animação, em que o povo vem para a rua comer, beber e divertir-se nos bailaricos, com o local da festa engalanado com altares de São João, arcos, balões coloridos e cheiros de manjerico e sardinha assada na brasa.

A provar o atrás exposto ficam as imagens do arraial abrilhanto pelo jovem Vítor Realinho, de Caia, que com o dinamismo e a simpatia que lhe são conhecidos, animou a noite de 26 de junho, conseguindo juntar na pista de baile, jovens dos 8 aos 80 anos, num baile durou para lá das 05h00 da madrugada.

Para esta terça-feira dia de São Pedro, Arronches prepara-se para mais uma Sardinhada Popular no Jardim do Fosso, a partir das 20h00, seguindo-se o arraial pelas 22h00 e a queima do Masto e Boneca, pelas 00h00.
Fotos: E. Moitas