terça-feira, 7 de junho de 2016

Cavalos alentejanos traficados para consumo humano em Saragoça

A Guardia Civil espanhola deteve, na passada segunda-feira, dia  6 de junho, três indivíduos pela tentativa de venda de cerca de 9 cavalos portugueses, adquiridos em Elvas, para consumo humano.
No transporte dos animais foram detetadas algumas irregularidades na documentação de identificação de equídeos apresentada em Mercazaragoza, no mercado de Saragoça, Espanha. Alegadamente os documentos de identificação dos nove cavalos  comprados na zona de  Elvas,  terão sido adulterados durante a viagem, um fato que foi denunciado, pelo responsável pelos veterinários do mercado de Saragoça.

Na sequência de uma investigação os animais foram capturados pela Guardia Civil antes de serem abatidos para consumo humano.

De acordo com as autoridades espanholas os documentos de identificação portugueses foram adulterados visto que alguns dados foram eliminados, nomeadamente no que diz respeito a aptidão dos cavalos para consumo humano. O facto do transporte dos nove cavalos efetuado, entre Elvas e Saragoça, ter levado dois dias e não apenas um dia, como era esperado e ainda as evidentes incoerências entre o veículo de transporte e o condutor, levararm as autoridades espanholas a suspeitar de irregularidades e a deter os suspeitos.

Os três arguidos, todos de nacionalidade espanhola irão ser presentes a tribunal pelo crime contra a saúde pública e ainda pela falsificação de documentos, prosseguindo as investigações.
Fotos: E. Moitas  

Sem comentários:

Enviar um comentário