segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Arronches – Reformados e pensionistas da freguesia de Assunção visitaram a Aveiro

A Junta de Freguesia de Assunção promoveu no passado dia 30 de agosto, um passeio à cidade de Aveiro, destinado à população idosa da freguesia, com repetição no próximo domingo dia 6 de Setembro.

Nestes passeios participam mais de 100 arronchenses, que vão ter assim a oportunidade de desfrutar de um dia diferente com actividades, tais como um passeio de barco pelos canais da cidade, visita ao navio bacalhoeiro Santo André, Fábrica dos Ovos Moles e ainda um passeio de fim de tarde pelas praias da Costa Nova.

Para o presidente da Junta de Freguesia, José Louro, “a realização destes passeios para além de facultarem um dia diferente a muitos idosos que certamente não teriam oportunidade de sair de Arronches, se não fosse a junta a promover estas iniciativas, resulta ainda de um compromisso assumido no programa de actividades desta Junta, e mantido durante o actual mandato.

A forma animada como o passeio decorreu, o imprescindível apoio dos restantes membros e funcionários da junta na organização desta iniciativa e a alegria demonstrada por todos os participantes, foi prova de que esta iniciativa foi uma aposta ganha num dia de muito calor na zona de Aveiro”.
Fotos: E. Moitas 














Arronches – Passeio Convívio de Pasteleiras Antigas


Realizou-se no passado domingo dia 30 de agosto, com partida do Moinho da Rocha (Mosteiros) um Convívio de Pasteleiras, sendo realizado um percurso até Arronches, com passagem pelo Museu (A) Brincar, Igreja Matriz e Hotel Rural Santo António, numa distância de cerca de 20 quilómetros, com os participantes vestidos a rigor e equipados com bicicletas de outros tempos.

Estas “bicicletas raras” de vários modelos e que agora se mostraram em Arronches num dia de muito calor e a alguma trovoada, são propriedade de um caldense (Caldas da Rainha), que para além de coleccionar e restaurar estas relíquias, também participa em vários encontros de pasteleiras antigas e passeios, sempre vestidos a rigor.





Alentejo – Passos Colho encerrou Festas do Povo e jantou em Arronches com eleitos do PSD

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho presidiu na tarde de domingo, dia 30, à cerimónia de encerramento da edição de 2015 das Festas do Povo de Campo Maior, numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho, seguida de uma vista acompanhado por entidades locais a algumas ruas engalanadas.

As Festas do Povo de Campo Maior iniciaram-se na noite de sexta-feira, dia 21 de agosto, com a noite da enramação e chegaram ao fim na noite do passado domingo, com a queima simbólica de uma flor de cada uma das ruas da vila que estiveram engalanadas, segundo a organização nos nove dias de festa passaram por Campo Maior 700 mil pessoas, sendo um sucesso esta edição 2015.

Ainda na sequência das Festas do Povo de Campo Maior o Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, jantou em Arronches na noite do passado sábado, num evento privado de cortesia, que juntou à mesa os eleitos pelo PSD nas últimas autárquicas em Arronches.
Foto: Joaquim Cândeias

sábado, 29 de agosto de 2015

Alentejo - ASAE apanhou jovens menores de idade a consumir álcool no Festival do Crato


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou na passada quinta-feira, 27 de Agosto, uma ação de fiscalização no Festival do Crato, um evento que está a acontecer na vila do Crato, no distrito de Portalegre.

Segundo nota informativa da ASAE, nesta ação de fiscalização foram fiscalizados 32 operadores económicos, instaurados 13 processos contra-ordenação por disponibilização de álcool e por venda de álcool a menores e 2 processos por falta de aviso álcool.

Nesta operação foram também identificados 24 menores entre os 13 e os 17 anos, sendo que foram ainda instaurados 2 processos por falta de HACCP e por falta de aviso livro de reclamações.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Arronches - Ricardo Porto Nunes despede-se das arenas



Ricardo Porto Nunes, faz a sua despedida das arenas já no próximo dia 29 de Agosto, em Arronches, deixando a chefia dos Forcados amadores de Arronches, na corrida a realizar pelas 22h00, e onde os forcados locais vão pegar os seis touros da corrida, da ganadaria de Paulo Caetano.

As lides vão estar a cargo dos cavaleiros, Rui Salvador, Tito Semedo e João Moura Caetano.

Foram 16 anos a honrar a jaqueta de ramagens dos Amadores de Arronches, por parte de Ricardo Porto Nunes.
Apoiam esta iniciativa o Município de Arronches e Juntas de Freguesia locais.

Campo Maior – Políticos, famosos e muitos turistas visitam as Festas do Povo

O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, passou ontem, dia 27 de agosto, por Campo Maior para visitar oficialmente as Festa do Povo, a visita teve início no Centro Comunitário, cerca das 18h30, integrando a mesma o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Roberto Grilo; alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, e diretora regional da Cultural do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, acompanhados pelo presidente da autarquia, Ricardo Pinheiro, Comendador Rui Nabeiro, presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela e o presidente da Associação das Festas do Povo, João Rosinha, entre outras entidades percorreram o centro histórico da vila durante algumas horas. 

Em declarações aos jornalistas, o titular da pasta da Cultura, afirmou que vai apoiar a candidatura das Festas do Povo a Património Imaterial pela UNESCO, argumentando que as mesmas têm “uma singularidade que merece ser reconhecida”.
O governante classificou ainda as Festas do Povo de “bom exemplo” não só em termos culturais, mas também de vontade geral.

Ainda na tarde de quinta feira dia 27, entre outras figuras conhecidas visitaram as festas como turistasVice-Primeiro-Ministro Paulo Portas, acompanhado da mãe, assim como O Professor Marcelo Rebelo de Sousa, conhecido comentador e político nacional, entre outras figuras públicas portuguesas e espanholas.

De referir também as muitas caras conhecidas de Arronches e localidades vizinhas que tivemos oportunidade de ver a visitar as ruas floridas ao início da noite.

As Festas do Povo de Campo Maior prosseguem esta, sexta-feira dia 28, com o dia dedicado à Mulher Campomaiorense, tendo sido atribuído a este dia a Orquídea, sinónimo de perfeição.

As Festas do Povo de Campo Maior que arrancaram a 22 de Agosto, estão a decorrer até ao próximo domingo dia 30, com assinalável êxito de visitantes com destaque para a presença espanhola diariamente.
Fotos: E. Moitas/J. Candeias


















quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Crato – Marcelo D2, Soja e Carlão Fizeram a festa na primeira noite do Festival do Norte Alentejano


O Festival do Crato que teve início na passada noite de quarta-feira, e registou um mar de gente, vai decorrer até sábado, dia 29 de agosto nesta bonita e progressiva vila alentejana.

Na primeira noite Marcelo D2, Soja e Carlão animaram os milhares de pessoas presentes, que assistiram e dançaram nos concertos.

Este ano o Festival do Crato contou com a atuação de Anselmo Ralph, na passada terça-feira, dia 25, na receção aos campistas.

Este ano o festival decorre em moldes diferentes, estando separadas a parte do palco principal, com artistas nacionais e internacionais a atuar nos quatro dias de certame, e a zona de Artesanato e Gastronomia, que contempla também espetáculos musicais de grupos locais e regionais e mostras de artesanato este último com entrada gratuita.

Esta quinta-feira, segundo dia do festival, a noite será dominada por Carminho, Selah Sue e James Arthur.

O palco da área da Gastronomia e Artesanato conta com a presença das Saias de Campo Maior e do grupo de flamenco Raíz Andaluza.


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Alentejo - Festa Brava de Luto por João Caiola (Palhote)


A festa brava está de luto e em especial o G.F.A. de Arronches pelo falecimento inesperado do seu antigo elemento João Caiola (Palhote), no Hospital de Elvas na sequência de doença súbita.

João Caiola, de 46 anos, casado, deixa órfãos 4 filhos. Para além do seu contributo na fundação dos Amadores de Arronches, também fazia parte da Associação Vicentina pela Cultura e pelo Desporto.

O corpo do malogrado (Palhote) para os amigos, está em camara ardente na Casa Mortuária da Freguesia de São Vicente, o funeral será amanhã, quinta-feira pelas às 10h30, para o cemitério local.

Arronches em Notícias endereça a todos os familiares amigos e família do G.F.A. de Arronches os mais sentidos pêsames pela perda.