terça-feira, 17 de novembro de 2015

Troféus Porta dos Sustos - Prémio Carreira (forcado) Ricardo Porto Nunes


Ricardo Porto Nunes, nasceu em Arronches a 6 de Julho de 1975, alentejano de gema, e com família de aficionados, cedo começou a frequentar as praças de toiros pela mão de seus avós e pai.

A figura que mais admirava, na nossa festa era o forcado, nas suas brincadeiras de criança o toiro e o forcado estavam sempre presentes. Ser forcado foi um sonho que sempre acalentou mas que foi sendo adiado "distraído" entre motas e futebol.

Foi já com 23 anos que se fardou pela primeira vez, coincidindo com a estreia do seu grupo de sempre, Amadores de Arronches, então capitaneados por Joaquim Praxedes, a 12 de Julho de 1999, na praça de toiros da sua terra natal, com toiros Eng. Jorge Carvalho.

Ricardo pegou o primeiro toiro "oficial" do grupo, o mesmo veio a acontecer por terras de "nuestros hermanos" em Valdesalor (Cáceres) aquando a apresentação do grupo.

No seu percurso de forcado, pegou 55 toiros, pertencentes a diversas ganadarias. E 1999 (ano da formação) o seu grupo participou em 17 festejos e o Ricardo pegou 15 vezes.
Forcado completo, só não desempenhou as funções de primeiro ajuda, tendo se destacado como forcado de caras.

Entre as grandes pegas que realizou, destacamos as de Vila Boim, Sta Eulália e Nisa perante toiros de Eng. Jorge Carvalho, Gregório Oliveira e Coimbra Barbosa (670 Quilos).

As lesões não o pouparam e várias vezes ingressou em unidades hospitalares de Portugal e Espanha, com fracturas das vértebras C3 em 2001, fractura da tíbia-tarsica em 2012, além de uma grave cornada de 15 cm que lhe afectou a artéria fémoral em 2010.

Contrariedades essas que em nada beliscaram, antes pelo contrário a sua enorme aficion à arte de pegar toiros. Como cabo cargo que assumiu em 2006, colocou os Amadores de Arronches num patamar nunca antes alcançado, pegando em prestigiadas arenas da Península Ibérica, também nos Açores o seu grupo triunfou em 2011 sendo repetido em  2014.

Como cabo implantou quatro pilares base no seu grupo: Amizade, Dedicação, Devoção e Humildade. Sempre teve forte convicção que de um bom grupo de amigos se faz um bom grupo de forcados. Esta temporada em Arronches no dia 29 de Agosto perante um toiro de Paulo Caetano despediu-se das arenas passando o testemunho a Manuel Cardoso.

Forcado de alto gabarito não lhe faltaram convites para ingressar em grupos de maior visibilidade, com humildade sempre os declinou, alegando que os seus amigos estavam em Arronches e era junto a eles o seu lugar .  Palavras para quê?
Até breve
José Luís Figueiredo

Sem comentários:

Enviar um comentário