“Autarquias e Escolas em Meio Rural”, é o nome do livro de
Alda Palmeiro, que foi presentado na Biblioteca Municipal de Arronches, esta
tarde de domingo, 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, pelas 16h00, e contou
com a presença da autora, ladeada pela senhora Presidente de Câmara Engª
Fermelinda Carvalho, Comendador Rui Nabeiro e Dr. Abílio Amiguinho.
“Autarquias e Escolas em Meio Rural”, com chancela da
editora Alfarroba, têm prefácio de Abílio Amiguinho.
O evento que encheu a Biblioteca Municipal de Arronches, contou
com alguns momentos emotivos, a começar pelas sábias palavras dirigidas á
autora por parte do Comendador Rui Nabeiro ou a homenagem prestada pelos alunos
elvenses à sua professora Alda Palmeiro.
A cerimónia que contou com o apoio da Autarquia de Arronches
terminou com uma sessão de autógrafos, seguida de um Porto de Honra, servido a
todos os convidados.
O livro “Autarquias e Escolas em Meio Rural”, aborda o
reordenamento do parque escolar originou o encerramento de muitas escolas 1º
ciclo com reduzido número de alunos. As zonas rurais foram as mais afectadas
pois viram desaparecer a única esperança de sobreviverem à desertificação a que
estão votadas. As crianças vão sendo integradas em escolas maiores,
multiculturais, nas quais, não raras vezes, a uniformização educativa teima em
persistir por falta de meios. A evolução da nossa sociedade, nos diferentes
âmbitos que constituem a sua complexa estrutura, tem levado à necessidade de
reflectir e redefinir o lugar da escola e da educação.
A presente dissertação tem como objectivo compreender quais
os pressupostos que estão na base da manutenção das escolas rurais, a análise
das consequências do encerramento das pequenas escolas em meio rural: efeitos
no espaço rural; resultados no processo educativo; nos valores e nas tradições.
Pretende-se ainda conhecer qual a importância da relação escola/autarquia no
que se refere ao desenvolvimento local e compreender a importância das escolas
rurais na rede escolar. Falar de escolas rurais, é também, inevitavelmente
abordar o problema da ruralidade e da interioridade, é também percorrer o
caminho das especificidades, das tradições e do desenvolvimento local que
passam, em grande medida, pela escola.
Fotos: E. Moitas
Sem comentários:
Enviar um comentário