domingo, 1 de novembro de 2015

Arronches – Lançamento do livro “Autarquias e Escolas em Meio Rural” esta tarde na Biblioteca

“Autarquias e Escolas em Meio Rural”, é o nome do livro de Alda Palmeiro, que foi presentado na Biblioteca Municipal de Arronches, esta tarde de domingo, 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, pelas 16h00, e contou com a presença da autora, ladeada pela senhora Presidente de Câmara Engª Fermelinda Carvalho, Comendador Rui Nabeiro e Dr. Abílio Amiguinho.

“Autarquias e Escolas em Meio Rural”, com chancela da editora Alfarroba, têm prefácio de Abílio Amiguinho.

O evento que encheu a Biblioteca Municipal de Arronches, contou com alguns momentos emotivos, a começar pelas sábias palavras dirigidas á autora por parte do Comendador Rui Nabeiro ou a homenagem prestada pelos alunos elvenses à sua professora Alda Palmeiro.

A cerimónia que contou com o apoio da Autarquia de Arronches terminou com uma sessão de autógrafos, seguida de um Porto de Honra, servido a todos os convidados.

O livro “Autarquias e Escolas em Meio Rural”, aborda o reordenamento do parque escolar originou o encerramento de muitas escolas 1º ciclo com reduzido número de alunos. As zonas rurais foram as mais afectadas pois viram desaparecer a única esperança de sobreviverem à desertificação a que estão votadas. As crianças vão sendo integradas em escolas maiores, multiculturais, nas quais, não raras vezes, a uniformização educativa teima em persistir por falta de meios. A evolução da nossa sociedade, nos diferentes âmbitos que constituem a sua complexa estrutura, tem levado à necessidade de reflectir e redefinir o lugar da escola e da educação.

A presente dissertação tem como objectivo compreender quais os pressupostos que estão na base da manutenção das escolas rurais, a análise das consequências do encerramento das pequenas escolas em meio rural: efeitos no espaço rural; resultados no processo educativo; nos valores e nas tradições.

Pretende-se ainda conhecer qual a importância da relação escola/autarquia no que se refere ao desenvolvimento local e compreender a importância das escolas rurais na rede escolar. Falar de escolas rurais, é também, inevitavelmente abordar o problema da ruralidade e da interioridade, é também percorrer o caminho das especificidades, das tradições e do desenvolvimento local que passam, em grande medida, pela escola.
Fotos: E. Moitas 







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