domingo, 22 de novembro de 2015

Arronches – Lembra Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres com Palestra


O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebra-se todos os anos a 25 de novembro, e em Arronches a data é assinalada com uma Palestra a ter lugar no Centro Cultural, pelas 14h30.

Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica, 85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres.

Origem da data: Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999 que se tem celebrado este dia pelo mundo.

A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

A Palestra é organizada pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, com o apoio do Município de Arronches, Agrupamento de Escolas, Centro de Saúde e PraCachopos.

Sem comentários:

Enviar um comentário