segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Rádio Portalegre celebra hoje 26 anos de emissões regulares


 A Rádio Portalegre comemora hoje, 09 de novembro, 26 anos de história que se confundem com a própria história do Alto Alentejo.

Apesar de implantada numa das regiões mais deprimidas do país, a estação emissora tem conseguido trilhar o seu percurso sem grandes dificuldades.

Quase a completar 18 anos na presidência da direção da Rádio Portalegre, Manuel Chagas, considera que o sucesso da estação emissora resulta da dedicação, empenho e profissionalismo de todos os que colaboraram ou colaboram com a empresa.

Segundo Manuel Chagas a longevidade da Rádio Portalegre deve-se igualmente ao facto de desde sempre se assumir como um bastião de liberdade de expressão e pluralismo.

Os primeiros passos para criar a Rádio Portalegre foram dados no verão de 1986, por um grupo restrito de pessoas, que embora sabendo tratar-se de uma aposta difícil decidiram avançar.

Cerca de um ano depois, precisamente a 11 de junho de 1987, no Cartório Notarial de Marvão, às 11:00 horas da manhã, é celebrada a escritura de constituição da “Rádio Portalegre” Cooperativa de Rádio, Recreio e Animação, C.R.L.

A 19 de novembro de 1987 são publicados em Diário da República os Estatutos da Rádio Portalegre, e no ano seguinte, em 1988, a Câmara Municipal de Portalegre cede à estação emissora um espaço no Convento de Santa Clara para instalar a sua sede e os estúdios.

O dia 22 de maio de 1989 entra igualmente para a história da Rádio Portalegre pelo facto de nessa data lhe ter sido atribuída a frequência 104.5 FM e o respectivo alvará.

A 09 de novembro de 1989 têm inicio as emissões regulares da Rádio Portalegre, a partir do Convento de Santa Clara, instalações onde permaneceu até 1994, ano em que se transferiu para instalações próprias na Avenida de Santo António e onde se mantém até aos dias de hoje.

Atualmente a Rádio Portalegre emite através da frequência 100.5 FM para todo o Alto Alentejo e zona raiana da Extremadura e na micro cobertura para a cidade de Portalegre com a frequência 104.5 FM, bem como para todo o mundo em www.radioportalegre.pt.
Fonte:  www.radioportalegre.pt./Gabriel Nunes


Sem comentários:

Enviar um comentário