quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Arronches – Com probabilidade reduzida de cobertura TDT em todo o concelho

Numa altura em são muitas as vozes que se fazem ouvir de norte a sul contra a forma como a PT está a implementar a TDT em Portugal, é com preocupação que verificamos que o concelho de Arronches também foi esquecido, com probabilidade de cobertura TDT reduzida o que significa ausência de qualidade ou mesmo falta de cobertura como acontece nas freguesias de Esperança e Mosteiros é com satisfação que vemos como a DECO - Associação de Defesa dos Consumidores veio a público denunciar um processo “mal conduzido” pela Anacom, com inúmeras queixas a chegarem à Deco diariamente relacionadas com a cobertura de sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT).

A este coro juntou-se esta quinta feira dia 28 de Dezembro de 2011, o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, mostrou-se preocupado com os «esforços financeiros com algum significado» que alguns portugueses estão a ser obrigados a fazer para poderem ter Televisão Digital Terrestre (TDT).

Em declarações aos jornalistas em Viseu, Fernando Ruas lembrou que a ANMP defendeu desde o início que «a passagem do analógico para o digital não podia ser tão simplista» e que, nalguns casos, nomeadamente em locais onde há pouca cobertura de TDT, os equipamentos necessários têm «um custo elevado para os cidadãos».

O presidente da Câmara de Vouzela, Telmo Antunes (PSD), foi um dos autarcas que já pediu ao Governo o reforço da cobertura TDT e o adiamento do prazo para desligar o sinal analógico, porque as freguesias de Alcofra, Cambra, Campia, Carvalhal de Vermilhas e a localidade de Vasconha, na freguesia de Queirã – onde vive 42,6 por cento da população do concelho, cerca de 4500 pessoas tem «probabilidade reduzida de cobertura».

O presidente da Câmara de Alcoutim veio também a público defendeu a continuidade do sinal analógico de televisão durante mais tempo, afirmando que muitos munícipes ficarão sem serviço se a Televisão Digital Terrestre (TDT) for introduzida em janeiro, como previsto na sua região.

Francisco Amaral, que preside a um dos municípios mais desertificados e envelhecidos do país e com uma população dispersa por vários montes, disse à Lusa que enviou na semana passada “um pedido de informação à Autoridade Nacional de Comunicação (Anacom) para saber como irá ser feita a distribuição do sinal da TDT no concelho, mas ainda não houve resposta".

Para o concelho de Arronches esperamos que venha a ser encontrada uma solução que não passe pela compra de equipamentos dispendiosos como antenas parabólicas ou caros amplificadores para ter acesso a um serviço publico com aos 4 canais da TDT portuguesa, numa zona desfavorecida com muitos idosos a viverem com reformas de pouco mais de 200Euros.

Por cá uma coisa é certa, o assédio agressivo aos consumidores para aderirem à televisão paga é constante, com o pretexto que o sinal vai ser fraco ficando-se impedido de ver televisão em suma: "anda muito boa gente a fazer negócio à conta do cidadão pagante”.

5 comentários:

  1. A verdade é só uma, o TDT é mais um negócio da china para o estado, assim como outros tantos. Arranja-se leis, serviços obrigatórios para que os pobres falidos (Portugueses) tenham que pagar, ou seja, para encher os bolsos a alguém, porque alguém recebe o dinheiro dessas empresas que vendem os tais produtos obrigatórios. Digam-me isso são os direitos e deveres do Português??? Onde o estado inventa de tudo para extorquir mais e mais dinheiro ao povo. Não basta as reduções de salários e de direitos, se não também estas modernices ou invenções inteligentes, para alguém como é claro, (TDT`s, e SCUTS, etc.)... Não vale a pena dizer mais, porque todos nós sabemos mas acho que ninguém quer ver ou então são sadomasoquistas.
    O Nosso pais é um negócio da china, digamos que até estão de parabéns aqueles que inventam estas formas fáceis de ganhar euros á pala do português que já nem vai tento para comer, e atenção, se tiveres muito doente e não tiveres euros não vale a pena apareceres aos hospitais, porque sem euros para pagar a taxa moderadora não és atendido, se por acaso te aparecer uma doença que ate podia ser resolvida ao princípio vai deixar de ser porque deixas de ter condições para fazer exames.
    Enfim, já nem vale a pena lamentar, porque nós é que somos o Portugal, porque tudo o que é feito nós portugueses consentimos, logo nós somos o principal problema do país.

    ResponderEliminar
  2. Se duvidas havia quanto ao mau serviço da PT ficaram esclarecidas no final de Maio de 2011, de como a Portugal Telecom (PT) estava a prestar informação deficiente ao público relativamente à Televisão Digital Terrestre (TDT), acusou a Anacom.
    Estava-se mesmo a ver a prioridade era o Meo.

    ResponderEliminar
  3. Uma grande aldrabice com o objectivo de favorecer o negócio da televisão paga.
    A Anacom e os políticos que nos desgovernam também não estão isentos de culpa, vejam como funciona o TDT em Espanha e tenham um pingo de vergonha pelos milhões que estão a estafar e pelo miserável resultado final que estão a oferecer aos portugueses, apenas 4 canais e uma cobertura de sinal que no interior do país é uma anormalidade total.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo seu contributo ao trazer este e outros assuntos a debate de forma clara e objectiva, alertando para situações do interesse de todos os munícipes como esta da deficiente cobertura TDT no concelho de Arronches.
    Sou Lisboeta de nascença, mas Alentejano de coração tendo fixado residência em Esperança há vários anos, local onde encontrei a paz que me faltava na cidade e onde contribuo para o bem comum com os meus impostos e sou eleitor.
    Esta situação da cobertura da TDT em Esperança deixou-me indignado pela falta de respeito por esta população a quem querem privar do direito de usufruir da televisão pública.
    Deixo apenas uma pergunta não caberia aos responsáveis municipais zelar pelos interesses comuns da população com objectivo de inverter situações abusivas como esta denunciando as mesmas publicamente.
    Em Arronches não tenho visto nada, Centro de Saúde a meio gás, fim do transporte ferroviário, má cobertura da rede de telemóvel, quanto a internet nem falar e por aqui me fico.
    Com muita paciência e em dias de sorte lá vou consultando o seu blog pagando a TMN cerca de 30 euros por um serviço banda larga móvel miserável

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez coisas á Portuguesa. Neste belo País de brandos costumes, como é apelidado, só pode acontecer tudo com uma ligeireza de dar arrepios e nós todos satisfeitos a assobiar para o lado. Grande povo, até damos pena a quem não a tem. Como é isto é tudo o mais.Haja saúde.

    ResponderEliminar