sexta-feira, 8 de março de 2019

Exposição – A mulher nas Coleções do Arquivo Fotográfico de Évora

Integrada nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, a exposição A Mulher nas Coleções do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora pode ser vista desde o passado dia 7 de março.

O Município detalha num comunicado que o conjunto de fotografias expostas «resulta da pesquisa de sinais de narrativas e imagens iconográficas do tema nas diferentes coleções do Arquivo Municipal» que, de forma seletiva e subjetiva, remete para a perceção e representação da imagem da mulher nos últimos 150 anos.

Entre retratos de estúdio, reportagens ou fotografias artísticas «foi possível elaborar um documento social, etnológico e cronológico da evolução do estatuto da mulher e da sua representação social», no período entre 1870 e os inícios do século XXI.

«A pesquisa efetuada permitiu trazer para as paredes do espaço expositivo, a burguesa do séc. XIX, a mulher confinada ao espaço doméstico, as operárias fabris das primeiras unidades industriais da região (incluindo o trabalho infantil, no feminino), as camponesas alentejanas e das serras algarvias, as primeiras empregadas de serviços, as artistas dos palcos lisboetas e eborenses, as funcionárias da autarquia de Évora ou mulheres anónimas», lê-se no texto.

Entre os autores das imagens recolhidas estão nomes como Maria Eugénia Reya Campos (primeira fotógrafa portuguesa), José Pedro Braga Passaporte (fotógrafo da Casa Real) e Joaquim da Silva Nogueira (do estúdio Photo Brasil).

A exposição ficará patente na Biblioteca Pública de Évora, local onde pode ser visitada até ao dia 30 de março.

Foto/ Arquivo/ Arronches em Notícias/ Marcelo Caetano numa visita ao Alentejo, com camponesas do Sul que na época sonhavam com melhores condições de vida nos campos do Alentejo e alguma "liberalização".



Sem comentários:

Enviar um comentário