sexta-feira, 22 de março de 2019

Dia Mundial da Água - Barragem do Caia abaixo dos 35% da sua disponibilidade hídrica


Comemora-se hoje dia 22 de março o Dia Mundial da Água, uma data destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, e abordagem temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.


A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou este evento no dia 22 de Fevereiro de 1993, devido à presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta. 


Elaborou medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a este bem natural. Assim, é dever de cada ser humano conservar a água que é um grande património mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra.


Uma situação preocupante com os sucessivos anos de seca no Alentejo aliados à deficiente gestão, poluição e utilização da água disponível na região e em particular n barragem do Caia, segundo os dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informação de Recurso Hídricos, alusivos ao último dia do passado mês de fevereiro de 2019, com esta Barragem a ficar a abaixo dos 35% da sua disponibilidade hídrica.


A Barragem do Caia abastece a população dos concelhos de Elvas e Campo Maior, e a partir de 2007, começou também a abastecer a população dos concelhos de Arronches e Monforte.


A gestão da Barragem do Caia é da responsabilidade da Associação de Beneficiários do Caia
Fotos/ Emílio Moitas e Web fotos.





Sem comentários:

Enviar um comentário