sábado, 23 de abril de 2016

Rui Jesuino lança livro a “Toponímia do Concelho de Elvas” na Biblioteca

E já este domingo, dia 24 de abril, que vai ser lançando o livro "A Toponímia do Concelho de Elvas", de Rui Jesuíno, numa cerimónia a ter lugar na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, pelas 15 horas, um estudo inédito sobre os topónimos do concelho de Elvas, constituindo um estudo primordial para a história local e uma obra de referência a nível nacional, e o seu autor atualmente, um dos mais conceituados historiadores do concelho de Elvas. 

A obra é uma co-edição da Câmara Municipal e Edições Colibri e surge na esteira do apoio que esta autarquia tem vindo, ao longo dos anos, a conceder a obras de autores elvenses e/ou sobre entidades e temáticas concernes a este concelho. Uma iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial do Livro

Neste livro, que inclui 2498 topónimos que marcam a história deste território nos últimos três mil anos, o autor explora o seu interesse pela toponímia de Elvas. "Porque se chamará a cidade de Elvas desta forma? E aquela herdade, aquele monte, a ribeira, o outeiro, a horta? É neste espírito de investigação que acabou por surgir o seu gosto pela toponímia e agora a vontade de fazer um levantamento e um estudo de todos os topónimos conhecidos no Concelho de Elvas.

Ainda no decurso desta apresentação, será entregue o “Galardão Melhor Leitor” nas categorias: Adultos Literatura, Adultos Leitura Científica, Multimédia, Juvenil e Infantil, com o objetivo de premiar os cinco utilizadores que mais recorreram aos serviços e recursos da Biblioteca nestas vertentes, e promovendo deste modo este equipamento cultural, além de incentivar mais utilizadores a frequentar este espaço.

O Dia Mundial do Livro, criado pela UNESCO no ano de 1955, comemora-se anualmente a 23 de abril, com o objetivo de promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. A escolha da data deve-se a três grandes autores literários, que faleceram neste dia, Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega.

Sem comentários:

Enviar um comentário