sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Autoridades previnem roubos de azeitona na raia


Como vem ocorrendo nos últimos anos, na raia do Alentejo e Extremadura as autoridades de ambos os países já começam a detetar a ocorrência do furto de azeitona, ocorrendo o mesmo, em regra, na época da colheita para mais tarde ser entregue em lagares ou ainda comercializada para conserva.

Este tipo de criminalidade tem um forte impacto económico para os proprietários das explorações e, paralelamente, poderá ser potenciador de um sentimento de insegurança junto das populações.

Para prevenir estas ocorrências, as autoridades estabelecem por esta época uma vigilância mais apertada, assim como mantêm contatos com agricultores, com o objetivo de agilizar a intervenção policial, com ações inesperadas de policiamento aos olivais e fiscalização de trânsito.

Como se verificou já na presente campanha olivícola 2015, com a Guardia Civil da província de Badajoz, a identificar o condutor de uma camioneta carregada de azeitona e que se encontrava acidentada na estrada, por excesso de carga.

Localizado o proprietário da azeitona roubada, o mesmo avaliou o mesmo em 4,500 euros, assim como denunciou os danos provocados nos ramos das árvores do olival, que vão comprometer as colheitas próximas campanhas olivícolas.
Foto: Guardia Civil

Sem comentários:

Enviar um comentário