quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Alentejo - “Música nas Igrejas” com Concerto de Natal na Igreja Matriz de Arronches


Em outubro e dezembro, as igrejas alentejanas vão contar com oito espetáculos musicais. É a edição 2015, a quarta, da iniciativa “Música nas Igrejas -- Concertos de Órgão”.

Uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen) e do Cabido da Sé de Évora, Começa no dia 3 de outubro e vai prolongar-se até 12 de dezembro, e que pretende contribuir para a preservação, valorização e divulgação do património organístico da região alentejana e para a promoção da música de órgão.

A edição deste ano – que tem como responsável pela direção artística o organista Rafael Reis – irá decorrer em 8 igrejas: em Alvito (Beja), em Évora e Vila Viçosa (Évora) e em Arronches e Sousel (Portalegre).

No dia 3 de outubro, o início está marcada para as 18h00, na Igreja Matriz de Alvito com o tenor Pedro Rollin Rodrigues e o organista David Paccetti.

A dia 25 de outubro, será a restaurada Igreja de S. Francisco, em Évora, a receber um concerto do projeto Capella Patriarchal e a 31 de outubro, a Sé de Évora recebe o Coro da Catedral de Évora, com direção de Rafael Reis, que também vai tocar órgão, e Octávio Martins.

Em novembro, a 1, a iniciativa visitará Sousel, com um concerto de cravo, por Cândida Matos, na Igreja do Convento de Santo e regressa à Sé de Évora, para um concerto de órgão por António Esteireiro, no dia 15, e à Igreja de S. Francisco, a 29, para um espetáculo de flauta de bisel e órgão, com António Carrilho e Rafael Reis.

Em dezembro será a vez da Igreja do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, receber o concerto de órgão e canto com Joana Godinho e Rafael Reis, no dia 5.

“Música nas Igrejas -- Concertos de Órgão”, terminar, a 12, de dezembro com o Concerto de Natal na Igreja Matriz de Arronches, protagonizado pelo Coro da Catedral de Évora, com Rafael Reis no órgão.

O evento conta com o apoio das câmaras de Alvito, Arronches e Sousel e das paróquias envolvidas.
Fotos: E. Moitas


Sem comentários:

Enviar um comentário