segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Magustos de São Martinho uma tradição que volta a juntar os arronchenses à volta das castanhas


O São Martinho é assinalado de norte a sul de Portugal com magustos e outras tradições populares, Arronches também não é exceção a esta regra, com diferentes magustos organizados pelas Juntas de Freguesia de Assunção e Mosteiros, assim como pela Associação dos “Amigos de Esperança ou pela Casa do Concelho de Arronches em Lisboa.


Em suma os Magustos de São Martinho, podem muito bem ser um pretexto para se preparar a preceito, sair um pouco da rotina do dia-a-dia e relaxar por instantes, enquanto se delicia com o magusto de castanhas assadas e uma boa aguardente e dá as boas vindas ao tempo frio.


Já diz o provérbio: “Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho”!

 

Mas qual é afinal a origem do dia de São Martinho, dos magustos e dos ditados transmitidos de geração em geração que, todos os anos, em novembro, renovam a tradição das castanhas assadas.


A lenda de São Martinho conta que, certo dia, o soldado romano de nome Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo gelado que lhe pediu esmola.

 Martinho rasgou a sua capa em duas metades e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o sol quentinho apareceu. Acredita-se que esta mudança no estado do tempo tenha sido a recompensa por Martinho ter sido generoso para com o mendigo.

 

No território que é hoje Portugal, a castanha é usada na alimentação humana desde tempos pré-históricos e representou um dos alimentos basilares das populações, em especial nas regiões de montanha, onde se reúnem as condições mais favoráveis ao desenvolvimento do castanheiro (Castanea sativa).

 

Embora a batata tenha vindo substituir em parte a sua importância, a castanha manteve-se na dieta dos portugueses. Alimento versátil, é descrita como uma excelente fonte de energia graças ao seu teor em hidratos de carbono, no guia “Castanha à Lupa” da APN – Associação Portuguesa dos Nutricionistas.


 A publicação indica ainda que a sua riqueza em amido torna a castanha semelhante, do ponto de vista nutricional, aos alimentos do grupo dos cereais e derivados na Roda dos Alimentos.


Para mais informação consultar programas em anexo dos diferentes magustos.








 

Sem comentários:

Enviar um comentário