sexta-feira, 10 de maio de 2019

Arronches – “Rating Municipal Português” - Um estudo que define os melhores e os piores municípios do país


O Município de Arronches surge como o 49 º classificado a nível nacional no que diz respeito à “governance”, no Rating Municipal Português (RMP) 2018, um estudo apresentado na passada terça-feira.

A posição global neste ranking é a 92º, quanto a “eficiência da Câmara Municipal”, em 44º em termos de desenvolvimento económico e social e em 230º, em matéria de sustentabilidade financeira 81º.

Nesta área foram tidos em conta os objetivos de envolvimento cívico, a responsabilização e a legitimidade política. De acordo com os seguintes critérios de avaliação: taxa de abstenção, orçamento participativo, participação do público, transparência do município e força política.

O RMP é um modelo integrado de avaliação dos 308 municípios em 25 indicadores, reunidos em quatro dimensões de avaliação: governance, eficácia de serviço ao cidadão, desenvolvimento económico e social e sustentabilidade financeira.

A nível nacional, Arronches ocupa o 92.º lugar, entre os 308 municípios portugueses, dos quais 185 são considerados pequenos (com menos de 20 mil habitantes), 99 de média dimensão (entre 20 mil e 100 mil habitantes) e apenas 24, de grande dimensão (mais de 100 mil habitantes).

As dimensões e os critérios de avaliação foram estabelecidos com a colaboração de diversas entidades, como o Tribunal de Contas, Direção-Geral das Autarquias Locais, Associação Nacional dos Municípios Portugueses e Inspeção-Geral das Finanças.
Fotos/ E. Moitas 

Sem comentários:

Enviar um comentário