quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Livro "Dicionário do Falar Raiano de Marvão aprestado na Ammaia

Numa cerimónia que decorreu na Escola Básica da Ammaia, em Marvão, no passado dia 29 de outubro, foi apresentado o livro "Dicionário do Falar Raiano de Marvão”, de Teresa Simão, uma obra que a chancela das edições Colibri.

A apresentação do livro esteve a cargo de Cândido Flores, Lic. em Historia e dinamizador do Património Imaterial da Raia em Valencia de Alcántara.

O Dicionário do Falar Raiano de Marvão é uma obra que oferece ao público um precioso repositório do património lexical desta região raiana.

Sendo certo que a dinâmica das línguas, que naturalmente acompanha a evolução das comunidades falantes, acelerada pelo impulso normalizador da escola e dos meios de comunicação, tende a apagar as marcas de uma diversidade que constitui uma das maiores riquezas da língua, esta obra – rara no actual panorama científico, onde os trabalhos sobre as variedades dialectais portuguesas são quase inexistentes – afirma-se, pelo rigor seriedade da investigação que lhe subjaz, como uma referência nos estudos dialectológicos e como um importante contributo para a salvaguarda da vertente linguística do património imaterial da raia norte alentejana.

Teresa Susana Bengala Simão – Natural dos Alvarrões – Marvão, cedo se apercebeu da existência de uma realidade linguística distinta da norma e que veio a explorar ao longo do seu percurso académico: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Português /Alemão) na Universidade de Coimbra; pósgraduação em Língua, Cultura Portuguesa e Didática na Universidade da Beira! Interior, mestrado em Ciências da Linguagem e da Comunicação e doutoramento em Linguística na Universidade de Évora.

Docente e formadora de Língua Portuguesa e Língua Alemã, sempre conciliou a atividade profissional com a investigação na área do Património Imaterial do Alentejo, em especial do concelho de Marvão e sua raia.

Colabora na Cátedra UNESCO' em Património Imaterial e Saber Fazer Tradicional e é membro integrado do CIDEHUS'– Universidade de Évora.

Publicou artigos em diversos jornais e revistas, participou na obra Ibn' Maruán' n.º' 13' – São Salvador da Aramenha – História e Memórias da Freguesia, foi coautora do livro Marvão à Mesa com a Tradição e autora d’O'Falar de Marvão – pronúncia, vocabulário, alcunhas, ditados e provérbios populares.

1 comentário: