domingo, 4 de maio de 2014

Arronches reviveu romaria do Rei Santo


Realizou-se hoje dia 04 de maio a romaria do Rei Santo, em Nave Fria  na freguesia de Esperança.

Como habitualmente a romaria iniciou-se com a caminhada dos romeiros portugueses e espanhóis que partiram para a ermida do Rei Santo desde diferentes localidades como Alegrete ou la Codosera, juntando mais de uma centena de caminheiros.

A romaria do Rei Santo acontece 15 dias após o Domingo de Páscoa, sendo uma das manifestações populares do concelho de Arronches com mais antiguidade e tradição das gentes raianas
Protector dos campos, os agricultores recorrem ao Santo na protecção das suas searas e rebanhos, reconhecidos pelas graças recebidas os agricultores no dia da romaria vão pagar as promessas ao Santo, outrora com sacos de trigo e actualmente com fogaças  ou animais como cordeiros ou leitões.

As ofertas ao Rei Santo denominadas de fogaças, são leiloadas a seguir à procissão, altura em que o leiloeiro percorria o recinto da romaria a anunciando as fogaças e gritando “Quem dá mais… quem dá mais…”.

Actualmente o grito do pregoeiro já não se faz escutar assim como os sacos de trigo são coisa do passado, embora as fogaças continuem a fazer parte da romaria as mesmas normalmente consistem num pão com chouriço, vinho, fruta ou doces sendo vendidas numa mesa instalada no átrio da ermida.

Neste Rei Santo 2014, com um dia primaveril onde o calor foi a nota dominante, foram muitos os romeiros que participaram nas diferentes actividades, com destaque para a Caminhada e cerimónias religiosas em honra do Rei Santo.

Numa organização da Paróquia de Arronches a romaria do Rei Santo contou ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Arronches, Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, assim como com o apoio dos Bombeiros e GNR.  

Deixamos algumas imagens recolhidas na romaria com destaque para a caminhada e almoço convívio que se lhe seguiu com um porco assado no espeto, oferta da Autarquia.























Sem comentários:

Enviar um comentário