terça-feira, 23 de abril de 2024

Alentejo - Acolheu cerimónia da Semana Europeia da Vacinação em Arronches


 

A Direção-Geral da Saúde (DGS), com o apoio da ULS do Alto Alentejo e da Câmara Municipal de Arronches, promoveu esta manhã de 23 de abril de 2024 a Cerimónia de abertura da Semana Europeia da Vacinação 2024 – “Vacinas: A Proteger Gerações”.


Um evento que teve lugar no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches.


Na Cerimónia, que teve início no Cento de Saúde no Bairro de Santo António, incluiu uma visita ao Centro de Saúde local de Arronches, logo ao início da manhã, local onde foi apresentado o Relatório Anual da Vacinação 2024, que ilustra as conquistas da vacinação durante o ano de 2023.


A abertura dos trabalhos no Convento de Nossa Senhora da Luz, esteve a cargo do presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, seguindo-se intervenções de personalidades relevantes do setor da saúde nacional e do Alto Alentejo, como o presidente do Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo, Joaquim Araújo, a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, a coordenadora do Programa Nacional de Vacinação da DGS, Teresa Fernandes, entre outras.


O programa contou ainda, com a apresentação do estudo “Preditores e Barreiras da Vacinação”, realizado pela DGS com a unidade de investigação HEI-Lab – Universidade de Lusófona, e com uma Mesa Redonda “A Proteger Gerações”, com participação de intervenientes responsáveis pela operacionalização local da vacinação, ao nível da saúde e da educação.


A Semana Europeia da Vacinação 2024, promovida pela Organização Mundial de Saúde na Europa (OMS Europa), é assinalada entre os dias 21 a 27 de abril de 2024, para celebrar os sucessos e a capacidade da vacinação em manter várias gerações protegidas contra doenças evitáveis, permitindo que pessoas de todas as idades vivam vidas mais plenas e saudáveis.


Ao longo da semana, a DGS irá publicar materiais que visam sensibilizar para a importância de ser mantida a vacinação em dia, de acordo com o esquema recomendado em vigor, mitigando riscos e salvaguardando mais proteção individual e coletiva, mais saúde e mais vida.

Fotos/ Emílio Moitas 










 

Sem comentários:

Enviar um comentário