quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Évora – Após restauro e conservação o Templo Romano volta a exibir o seu esplendor


O Templo Romano de Évora, datado do século I depois de Cristo (d.C.), voltou a estar visível aos turistas após quatro meses de obras de conservação e restauro.

Os andaimes e o estaleiro que esconderam por algum tempo o monumento aos olhos dos visitantes começam agora desmontados devolvendo a beleza ao Templo Romano.

Esta intervenção de conservação e restauro, permitiu resolver situações como o risco de queda de fragmentos de alguns capitéis, assim como foi possível recolocar duas peças nos capitéis que estavam na reserva do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e que não se sabia qual era a sua origem.

A intervenção permitiu ainda aos técnicos da DGPC, recolher materiais que vão dar informação sobre as técnicas e tipos de materiais utilizados na construção do monumento.

Construído há dois mil anos, com mármores de Estremoz e Vila Viçosa e granitos da zona de Évora, o Templo Romano, único no país e um dos mais notáveis da Península Ibérica, é monumento nacional e está abrangido pela classificação do centro histórico da cidade como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas, para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Fotos: Emílio Moitas e DRCAlentejo


Sem comentários:

Enviar um comentário