quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Arronches/Alentejo- Figueira-do-diabo (Datura stramonium) uma planta que pode matar

A propósito de uma acção desencadeada recentemente pela “Policía Local de Badajoz”, e que consistiu na localização e recolha de 55 plantas de estramónio, num terreno próximo á cidade, deixamos uma chamada de atenção para existência desta planta venenosa, um pouco por todo o concelho de Arronches , com especial incidência em hortas e margens de ribeiras, como se pode verificar junto á antiga ponte do Crato, na saída para Assumar.   

A Datura stramonium, vulgarmente designada como trombeta, trombeteira, figueira-do-diabo, figueira-do-inferno, é uma planta anual, originária da Cordilheira do Himalaia, que mede em média 30 a 150 cm de altura.

As folhas são grandes, 7 a 20 cm e tem dentes irregulares semelhantes às folhas de carvalho. As flores apresentam a principal característica da Datura stramonium, ao possuírem a forma de trombeta, as cores vão de branco para púrpura, com tamanho de de 5 a 17,5 cm, sendo constantemente confundidas com lírios.

A fruta tem forma oval e está coberta de espinhos; sendo dividida em quatro câmaras, cada uma com dúzias de sementes de cor negra e pequenas. Toda planta emite um odor fétido quando esmagada ou apertada.

Todas as partes desta planta são tóxicas. As sementes são as mais venenosas, uma vez que mais de 30 podem constituir uma dose letal. Contém alcalóides. A actividade anticolinérgica destes alcalóides produz alucinações e delírio ou mesmo a morte.

Mesmo em quantidades muito pequenas são suficientes para provocar uma intoxicação grave ou fatal e ingestão de 4 gramas de folhas é o suficiente para matar uma criança.

Embora comum e muitas regiões da península ibérica, ocorre espontaneamente e raramente regista grandes concentrações de plantas, actualmente cultiva-se de forma controlada e em grande escala para fins medicinais.
Fotos: Emílio Moitas e Policía Local






Sem comentários:

Enviar um comentário