sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Ponte Internacional entre Montalvão e Cedillo pode ser realidade em 2025

A “conquista” de 9 milhões de euros ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência tem exigido o desenvolvimento de inúmeras diligências para que a construção da “Ponte Internacional sobre o Rio Sever” pode constituir uma realidade, antes do términus de 2025.


A pedido da Senhora Presidente da Câmara de Nisa, Dra Idalina Trindade, decorreu  recentemente  na Sede da Presidência da Extremadura, em Mérida, mais uma importante reunião de trabalho para a articulação das partes em torno do desenvolvimento da proposta de traçado, do projeto de execução da ponte e acessibilidades e da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA).


Na reunião, para além das representações da Câmara Municipal de Nisa, Dra Idalina Trindade (Presidente), Dr José Dinis Serra (Vice-Presidente) e Dr Jaime Bizarro (Técnico Superior), e da Junta da Extremadura, Dom Guillermo Vara (Presidente), estiverem presentes os representantes institucionais da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento da Região Alentejo (CCDR-Alentejo), Dr Ceia da Silva (Presidente), da Diputación de Cáceres, D. Carlos Carlos (Presidente) e do Ayuntamento de Cedillo, D. António Riscado (Alcaide).


Com um investimento de 9 milhões de euros, financiados pelo PRR, para a parte portuguesa, a Ponte Internacional sobre o Rio Sever vai beneficiar toda a região do Alentejo e da Estremadura, sendo um projeto considerado como fundamental para a valorização dos territórios do interior e para a coesão territorial e transfronteiriça, com impactos positivos na dinamização cultural, social e económica, de cooperação e emprego nos dois lados da fronteira.

 

A concretização deste sonho com mais de 30 anos é vista pelos autarcas de Nisa e Cedillo como de grande importância para ambos os territórios. De acordo com a rádio espanhola Cope, Idalina Trindade frisou que o seu desejo é «poder inaugurar a ponte antes do fim do mandato autárquico», em 2025, por forma a que «sirva de motor social, económico e turístico entre a duas regiões, que se deparam com problemas muito idênticos».

 

Já o alcalde de Cedillo, Antonio González, de acordo com a Cope, classificou este projecto como «uma reivindicação histórica e de sentido comum», lembrando que um acesso directo a Portugal através desta ponte «vai poupar mais de 200 quilómetros» de traçado, apesar das duas localidades estarem separadas por apenas 13 quilómetros.

 

O projecto insere-se na Euro-região EUROACE, que abrange o espaço geográfico do Alentejo, Centro de Portugal e Estremadura espanhola, onde residem mais de três milhões de pessoas (6% da população peninsular). Este investimento vai permitir uma redução de 85 km na ligação entre Montalvão, no concelho de Nisa, e Cedillo na Extremadura espanhola.

 

A concretização destes dois projetos em 2025 vai trazer uma melhoria às ligações rodoviárias destes territórios, assegurar maior proximidade a corredores de grande capacidade, bem como menores custos de contexto para quem vive e trabalha nestas regiões.


Vídeo/ Ver no Facebook  /  Fotos/ E. Moitas

Fonte/ Município Nisa/ Cope Extremadura/ Ayuntamiento Cedillo/Jornal Alto Alentejo





 

Sem comentários:

Enviar um comentário