domingo, 25 de setembro de 2022

Arronches - Livro de Diogo Serra apresentado na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Arronches, acolheu esta tarde de sábado dia 24 de setembro, a apresentação do livro “Arronches com Vida Memórias e Afetos”, de Diogo Serra.


A apresentação da obra esteve a cargo do professor Daniel Balbino e do historiador Moisés Cayetano Rosado, um evento que contou a presença do senhor presidente de Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, editor, Dr. Fernando Mão de ferro, entre outras entidades, muito público e amigos do autor.


O presente trabalho da autoria de Diogo Cleto Serra, foi editado pelas Edições Colibri, pretende trazer ao conhecimento dos mais jovens as memórias de quem viveu e cresceu em Arronches numa época em que os tempos de lazer eram diminutos e os espaços de socialização eram escassos e marcados por um férreo controlo social.


A taberna era, à época o principal local de socialização dos habitantes (homens) do concelho.


Era na taberna, entre um copo, quantas vezes fiado, dois dedos de conversa e uma partida de cartas que se escondia o desespero pelo trabalho que faltava e a preocupação pelos salários de miséria, mas também era ali que se esgrimiam fanfarronices e orgulhos, se celebravam as pequenas vitorias e os momentos menos maus de um viver que era tudo menos fácil.


Era também ali que se aguardava que os capatazes e manajeiros dos lavradores os procurassem para se integrarem nos trabalhos da lavoura.


Clip/Vídeo ver no facebook / Fotos / Emílio Moitas








 

Sem comentários:

Enviar um comentário