terça-feira, 30 de março de 2021

Alentejo - Uma Páscoa diferente sem Romaria da Enxara em Ouguela

Este ano de 2021 a Páscoa e em particular a Romaria da Enxara, vai ser diferente daquilo a que é habitual, embora Campo Maior não deixe de assinalar esta data tão importante para todos com diversas iniciativas, com destaque para as cerimónias religiosas em honra de Nossa Senhora da Enxara.


A romaria de Nossa Senhora da Enxara, que em períodos normais consistia na deslocação da maioria da população de Campo Maior para junto da Ermida de Nossa Senhora da Enxara, que se localiza no campo, perto da aldeia história de Ouguela, a fim de festejar a Páscoa.

 

Normalmente a população desloca-se para a “Enxara” na sexta-feira Santa, acampando lá quatro dias, regressando apenas na 2ª Feira. A Festa consiste na interação entre os campomaiorenses e visitantes, numa missa e procissão campal, tourada e ainda, outros divertimentos (carrosséis, barracas de comeres ou bailes.

 

Em tempo de pandemia o cumprimento das regras de segurança delineadas pela DGS, obriga a uma Páscoa diferente sendo, no entanto, assinalada com algumas iniciativas.

 

Numa ação conjunta da Associação Coração Delta, Campo Maior - Vila Solidária da Europa, Câmara Municipal de Campo Maior, Comissão de Nossa Senhora da Enxara e Paróquia local, deixamos o programa possível da Páscoa 2021, a ter lugar de 1 a 5 de abril.

Fotos/ Emílio Moitas



 

Sem comentários:

Enviar um comentário