quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Exposição - "Cantão e a Rota Marítima da Seda" mostra em Évora peças originais chinesas


"Cantão e a Rota Marítima da Seda" é o título de uma exposição que está patente no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, desde o passado dia 21 de setembro.

Um evento cultural excepcional que vai estar patente até ao fim deste ano, e que resultou de uma parceria do Observatório da China com o Museu de Guangzhou (China), Direção Regional de Cultura do Alentejo e Câmara de Évora.

Trata-se da primeira vez que um museu chinês é autorizado pelo governo da China a enviar, para Portugal, um acervo desta importância histórica, com peças originais –  entre elas, algumas recolhidas de escavações arqueológicos em túmulos de antigas dinastias chinesas. 

A mostra conta com "peças originais", nomeadamente "algumas recolhidas em escavações arqueológicas em túmulos de antigas dinastias chinesas".

A iniciativa, indicou o Observatório da China, pretende "revelar ao público português peças originais do museu da cidade de Cantão que comprovam as relações multisseculares com a Europa e com Portugal, através da rota marítima da seda".

Esta iniciativa resulta da parceria entre o Observatório da China com o Museu de Guangzhou, a Direção Regional de Cultura do Alentejo/ Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e a Câmara Municipal de Évora, contando com o apoio da Embaixada da República Popular da China, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e o Turismo do Alentejo – ERT.

A exposição fica patente até 31 de dezembro e pode ser visitada de terça a domingo, entre as 09h30 e as 17h30. A entrada no museu custa 3€, sendo livre para residentes em Portugal aos domingos e feriados.
Fotos: Emílio Moitas / Global News 









Sem comentários:

Enviar um comentário