sexta-feira, 21 de julho de 2017

Morre mais um Lince ibérico atropelado na província de Badajoz


Um cachorro de lince ibérico, com cerca de 4 meses de idade, foi atropelado ao inicio da manhã do passado dia 19 de julho,  na carretera EX-103, no Valle del Matachel.

O lince foi encontrado morto na referida via, e recolhido pelos serviços da “Consejería de Medio Ambiente y Rural, Políticas Agrarias y Territorio”, e transportado para o “Centro de Recuperación de Fauna de Sierra de Fuentes”, local onde praticada a autópsia.

Lince Ibérico (Lynx pardinus) é a espécie de felino mais ameaçado do Mundo:

Com uma área de distribuição histórica extremamente reduzida e fragmentada, ocupando apenas áreas de Portugal e Espanha, esta espécie encontra-se classificada como o carnívoro mais ameaçado na Europa e o felino mais ameaçado no Mundo, tendo sido recentemente classificado pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) como criticamente ameaçado. 

Actualmente só está confirmada a existência de duas populações reprodutoras (Doñana e Andujár-Cardeña no extremo Oriental da Serra Morena), e o último censo indica que os efectivos totais se situarão abaixo dos 150 indivíduos adultos. Estas duas populações estão isoladas entre si o que ainda as torna mais vulneráveis. Os efectivos actuais não são suficientes para a sua sobrevivência a longo prazo e os especialistas concordam que se encontra no limiar da extinção.

Em Portugal os territórios de distribuição histórica da espécie, são: Sítio de Rede Natura de Monchique; Sítio de Rede Natura do Caldeirão; Parque Natural do Vale do Guadiana; Sítio de Rede Natura de Moura/Barrancos e Parque Natural Serra da Malcata.
Fonte: WWF

Sem comentários:

Enviar um comentário