sábado, 11 de fevereiro de 2017

Portugueses detidos em Espanha por escravizar compatriotas em propriedades agrícolas de Cáceres


Três portugueses foram detidos em Espanha por escravizar, sequestrar e submeter a condições laborais miseráveis a diversos compatriotas em propriedades agrícolas da província de Cáceres.

As pessoas que eram exploradas em Espanha viviam em condições miseráveis, em barracas sem água corrente e sem as mínimas condições sanitárias, sem receber salário, com os sequestradores a fornecerem escassa alimentação e algum tabaco.

Os agora detidos são três homens de nacionalidade portuguesa, que foram localizados numa aldeia do concelho do Sabugal, que faz fronteira com “Sierra de Gata” na zona de Salamanca e Cáceres.

O coordenador da Policia Judiciaria da cidade da Guarda, e responsável por esta operação, que levou a prisão destes três homens, José Almeida, reconhece que existem mais pessoas submetidas a este tipo de escravidão, em diferentes propriedades agrícolas de Espanha e Portugal, para onde são levadas como trabalhadores temporários, e acabam sequestradas, aproveitando-se os exploradores de pessoas vulneráreis, com alguma incapacidade psicológica, física ou de classes sociais muito baixas.  

Os três cidadãos agora libertados, ficaram com protecção policial, tendo dois sido realojados em instituições de apoio social e o terceiro voltou para junto da família.

Segundo a imprensa espanhola as autoridades de ambos os países vão continuar com as investigações em propriedades agrícolas ou empresas ondem exista suspeita desta prática criminosa contra pessoas. 
Fotos: Arquivo

Sem comentários:

Enviar um comentário