terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Mina do Bugalho homenageou o seu Padroeiro “São Brás dos Matos”

Na passada sexta-feira 3 de fevereiro, Dia de São Brás, a aldeia raiana da Mina do Bugalho, (União de Freguesias de Alandroal, São Brás dos Matos e Juromenha), manteve a centenária tradição e homenageou o seu Padroeiro, São Brás dos Matos.

Uma festa que juntou em convívio  os naturais/ residentes e forasteiros, qua anualmente se deslocam até São Brás, e lá juntam no adro da igreja para festejaram o dia mais importante das gentes da Mina do Bugalho. Logo pela manhã deu-se lugar ao leilão de algumas fogaças, com  o valor das mesmas a reverter para São Brás. Mantendo a tradição as fogaças são (Pão, Vinho, Chouriços caseiros, Laranjas etc…), são degustados pelos presentes.

Na parte religiosa rezou-se o Terço em Honra de Nossa Senhora, cerca das 12h00, teve lugar a Santa Missa com a bênção das gargantas (porque São Brás ficou conhecido porque retirou com a mão um espinho da garganta de uma criança. Por esse motivo, é Padroeiro das doenças da garganta).
Seguindo-se pelas 13h00, a procissão com alguns Pendões, o Anjo da Guarda e o Patrono, São Brás.

Depois da procissão, fica o Pendão de São Brás e o Padroeiro no Largo da igreja, local onde é feito o Leilão do Pendão. Quem comprar o Pendão compromete-se a organizar as Festas de Maio e Agosto na Mina do Bugalho em 2017, em Honra de São Brás.

Este ano não houve interessados, assim sendo o Pendão mantem-se na posse da Fabrica Paroquial da Igreja de São Brás dos Matos. E assim terminou a festa, sem a multidão de outros anos, dado que as condições atmosféricas não foram as mais favoráveis, mas foi mantida a tradição com a homenagem ao Padroeiro.

A organização esteve a cargo da Fábrica da Igreja Paroquial de São Brás dos Matos.








Sem comentários:

Enviar um comentário