quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ação de reflorestação na Serra de São Paulo com Quercus suber


O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Castelo de Vide, em parceria com a Asociación para la Defensa de la Naturaleza e los Recursos de Extremadura (Adenex) e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), reconfirmou a realização no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, de mais uma ação de reflorestação em terrenos públicos, na Serra de São Paulo.

Esta iniciativa dá assim continuidade ao que tem vindo a ser feito anualmente por estas entidades desde 2006, no quadro do programa de voluntariado Plantabosques, que já permitiu a plantação de 2 mil sobreiros.

Esta  ação visa proceder à retancha (substituição de árvores que não vingaram) numa área de 2 hectares, adensamento de povoamentos de 1 hectar e à limpeza de infestantes em redor das plantas instaladas (sacha). Serão utilizadas na plantação perto de 2 000 plantas da espécie Quercus suber (sobreiro), disponibilizadas pela Adenex. 

O projeto já permitiu a recuperação paisagística de perto de 20 hectares, através da instalação de cerca de 20 000 árvores de diversas espécies autóctones: Carvalho negral (Quercus pyrenaica), Medronheiro (Arbutus unedo), Sobreiro (Quercus suber), Azinheira (Quercus rotundifolia), Carvalho Alvarinho (Quercus robur), Castanheiro (Castanea sativa) e Cerejeira (Prunus avium).
Foto: Emílio Moitas 

Sem comentários:

Enviar um comentário