domingo, 8 de janeiro de 2017

Mário Soares faleceu aos 92 anos em Lisboa


O ex-presidente da República Portuguesa, Mário Soares, morreu no passado, dia 7 de janeiro de 2017, no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa. Mário Soares contava 92 anos de idade e encontrava-se, desde o dia 13 de dezembro, internado naquela unidade hospitalar.

Mário Alberto Nobre Lopes Soares, nasceu em Lisboa no dia 7 de Dezembro de 1924, sendo um político de profissão e vocação, co-fundador do Partido Socialista, a 19 de Abril de 1973, tendo um longo percurso de oposição ao antigo regime, actividades que levariam o governo de Salazar a deportá-lo para São Tomé, onde permaneceu até que o governo de Marcelo Caetano lhe concedeu o exílio em França.

Após a revolução de 25 de Abril, Mário Soares afirmou-se como líder partidário, tendo chefiado o Governo, como Primeiro-Ministro dos I, II e IX Governos Constitucionais, com um papel muito importante na adesão de Portugal à então CEE. Mas, o seu legado mais importante na história do País, foi quando desempenhou a função de Presidente da República durante dois mandatos, entre 1986 e 1996. No final da sua vida política, Mário Soares candidatou-se ainda uma vez mais à Presidência da República no ano de 2006, não sendo eleito.

O Governo decretou, três dias de luto nacional, prestando honras de estado a Mário Soares.

Conheça aqui, no sítio da Presidência da República, o curriculum político e pessoal de Mário Soares.
Foto: Mário Soares, recebido nos Paços do Concelho em Arronches, no decorrer da presidência de Câmara de Miguel Lagarto. 

1 comentário:

  1. Não deixou de me surpreender o silêncio dos Socialistas nessa região pelo desaparecimento de Mário Soares, obrigado Moita pela sua visão politicamente correcta do tempo presente sem julgar o passado ou fazer futurismo, faz a diferença informando sem cair na lamechice ou banalizar, gostei de recordar essa fotografia histórica do Dr. Mário Soares na minha terra junto a pessoas que conheci e que de certa forma contribuíram para um futuro melhor em Arronches. Embora afastada da vila logo nos pós 25 de Abril, julgo que dessa época o deputado Domingos Pereira, já falecido ou o Diogo Serra, tinham alguns registos fotográficos, que seria importante preservar para o futuro no arquivo municipal se é que existe em Arronches.
    A. Silva
    Barreiro

    ResponderEliminar