terça-feira, 13 de setembro de 2016

Arronches – Reformados e pensionistas da freguesia de Assunção visitaram o Luso e o Buçaco


A Junta de Freguesia de Assunção promoveu nos passados dias 4 e 11 de setembro, um passeio ao Buçaco e Luso, destinado à população idosa desta freguesia. Nestes passeios participam mais de 100 arronchenses, que tiveram a oportunidade de desfrutar de um dia diferente com actividades, tais como um passeio pela Mata e Convento do Buçaco e visita ao Luso, local onde decorreu o habitual almoço convívio, seguindo-se ao final da tarde uma prova de Espumantes e visita ao Aliança Underground Museum, em Sangalhos na Anadia, local onde os visitantes ficaram deslumbrados pela beleza e grandiosidade das coleções deste museu propriedade de Joe Berardo.

Para o presidente da Junta de Freguesia, José Louro, “a realização destes passeios para além de facultarem um dia diferente a muitos idosos que certamente não teriam oportunidade de sair de Arronches, se não fosse a junta a promover estas iniciativas, resulta ainda de um compromisso assumido no programa de actividades desta Junta, e mantido durante o actual mandato.

A forma animada como o passeio decorreu, com imprescindível apoio dos restantes membros e funcionários da junta na organização desta iniciativa e a alegria demonstrada por todos os participantes, foi prova de que esta iniciativa foi uma aposta ganha num dia de calor em que o Luso comemorava as Festas em honra da sua Padroeira, Nossa senhora da Natividade.

O Luso é uma cidade ainda jovem, que ficou conhecida como cidade-balneário pelas suas famosas águas medicinais.

O Buçaco é o nome de uma serra e de um bosque singular, que se converteu em algo incrível em 1628, pelas mãos de uns monges carmelitas, que iniciaram um programa ambicioso nesse lugar, replantando árvores, levando diferentes espécies exóticas e envolvendo tudo isso num grande mistério ao levantar uma muralha em torno ao bosque.

Um bosque tão famoso, que o Papa Urbano VIII em 1643 assinou uma bula com sentença de excomunhão sem chance de julgamento, ou seja, excomunhão no ato para quem destruísse ou apanhasse madeira do Buçaco.
Fotos: E. Moitas
























Sem comentários:

Enviar um comentário