terça-feira, 5 de julho de 2016

Arronches – Faleceu a menina Anita Belchior


Esta foi uma daquelas notícias que diga-se ao contrário de algumas outras não me deixau indiferente, morreu a menina Anita Belchior , como carinhosamente era conhecida por todos os arronchenses, pessoa muito conhecida na vila, bem-disposta, grande poeta e eximia doceira, a D. Ana Teodora Belchior, que desde há algum tempo residia no Lar Social e Paroquial de São Tiago de Urra, local onde carinhosamente era tratada e acompanhada pelos profissionais dessa instituição Social.

Fica a minha homenagem, embora tardia a essa mulher com tive o privilégio de partilhar bons momentos e colher alguns dos seus ensinamentos, aquando do Posto de Turismo nos baixos do edifício da Câmara, nascida a 24 de junho de 1935, em Arronches, em tempos difíceis com a guerra civil a entrar em ebulição aqui mesmo ao lado, mas apesar da dureza desses tempos cruéis e algumas das suas limitações físicas, foi mulher que soube enfrentar a vida, ser amiga de todos e deixar-nos a uma mensagem de paz e alegria, que podemos revisitar na sua poesia, hoje disponível em algumas publicações editadas pela Câmara Municipal de Arronches.

Depois do velório que teve lugar no dia 2, na Igreja do Espírito Santo em Arronches, e celebração o funeral teve lugar pelas 16h30, para o cemitério de Arronches…
Fotos: E. Moitas 




1 comentário:

  1. Tem partido tanta gente em Arronches... Lembro já bastantes com carinho e saudade. Razão há: " a vida é uma passagem...". a menina Anita estava há vinte anos em Santiago. O sr. Leitão amigo e conterrâneo do meu pai foi o grande benemérito e impulsionador do referido Lar e a menina Anita foi a 1ª utente, ainda só em Centro de dia, pernoitando na casa do Sr Leitão que sabia o que era viver só por ter perdido a esposa e não ter filhos. Ainda fui a Santiago ver a menina Anita e fui também acompanhá-la à última morada. Grande poetisa participou em todos os encontros de poetas em que tive o privilégio de intervir. Para quem acredita na vida depois da morte certamente acredita que à nossa chegada teremos a companhia da Menina Anita e de outros amigos e familiares. Até um dia menina Anita!

    ResponderEliminar