quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Alentejo - Depois de 3 décadas o Parque Natural procura novo rumo com Plano de Cogestão Municipal




 

Após 3 décadas da sua criação o Parque Natural da Serra de S. Mamede, procura agora um novo rumo com Plano de cogestão municipal, promovendo diversas sessões de apresentação nos quatro concelhos que integram esta área protegida (Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre).


No concelho de Arronches a sessão de apresentação da proposta de cogestão do Parque Natural da Serra de S. Mamede, tem lugar no próximo dia 12 de outubro (quinta-feira), pelas 17h30, na Junta de Freguesia de Esperança.

 

O Parque Natural da Serra de S. Mamede, o único existente no norte alentejano, foi criado através de Dec-Lei n.º 121/89, de 14 abril, e revogado pelo Decreto Regulamentar n.º 20/2004, com o objetivo de assegurar a conservação da natureza.


O seu papel é relevante na definição das regras de exploração do meio natural, que possibilite a compatibilização das atividades humanas com a dinâmica dos ecossistemas.


O Parque abrange o mais importante dos relevos alentejanos: a Serra de São Mamede. Destaca-se pela diversidade paisagística (montanha, montado, rios, albufeiras e regadios) e pela grande variedade do coberto vegetal, que espelha tanto as influências atlânticas como as mediterrânicas. Constituído por uma enorme variedade de habitats, destaca-se pela sua importância enquanto sítio de referência para as aves de rapina.


Graças à geomorfologia e clima da Serra de São Mamede, uma barreira continental à influência atlântica, o Parque é o limite sul para muitas espécies de fauna e flora de distribuição atlântica que ocorrem nas vertentes norte e oeste da serra. Em contraste, nas vertentes sul e leste observa-se a influência mediterrânica, que se traduz na ocorrência de espécies de regiões mais secas, tipicamente mediterrânicas.

Emílio Moitas 


 


Sem comentários:

Enviar um comentário