domingo, 19 de dezembro de 2021

Arronches – Visita Pastoral do Sr. Bispo e Celebração da Confirmação

Este domingo, dia 19 de dezembro, a paróquia de Arronches esteve em festa, com a Visita Pastoral de D. Antonino Eugénio Fernandes Dias, que presidiu à Eucaristia na Igreja Matriz de Arronches, que incluiu a celebração do Sacramento da Confirmação (Crisma) de 16 jovens.

 

A cerimónia iniciou-se pelas 12h00, com palavras de boas vindas ao Excelentíssimo e reverendíssimo Sr. Bispo, Reverendos Párocos e Cristãos desta nossa comunidade.


É com muita alegria, em preito de louvor e acção de graças, que queremos receber Vossa Excelência Reverendíssima, Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Eugénio Fernandes Dias, como Sucessor dos Apóstolos, como nosso Pastor e Guia, à frente da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, à qual pertencemos.


Toda a celebração decorreu com muita dignidade, destacando-se o momento em que os crismandos, acompanhados dos respectivos padrinhos de Crisma, se acercaram, em fila, junto do bispo para o rito da imposição das mãos e a unção na fronte de cada um.


Em que consiste o rito da confirmação?


O rito essencial da Confirmação é a unção com o santo crisma (óleo misturado com um bálsamo perfumado, consagrado pelo Bispo na Missa Crismal), feita com a imposição da mão por parte do ministro (ordinariamente é o Bispo) que pronuncia as palavras sacramentais próprias do rito. No Ocidente, tal unção é realizada sobre a fronte do baptizado com as palavras: “Recebe por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus”.

Fotos/ Emílio Moitas 









 

Sem comentários:

Enviar um comentário