quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Portalegre - USNA manifestou-se com cordão humano “pela defesa dos salários e pelo emprego de qualidade”

A CGTP-IN levou a efeito esta quinta feira, dia 25 de fevereiro uma “JORNADA DE LUTA NACIONAL” descentralizada em todos os Distritos e Regiões Autónomas, sob o lema “Salários, emprego, direitos! Confiança determinação e luta por Portugal com futuro!”


Em Portalegre a ação da União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA) consistiu num cordão humano, pela defesa dos salários e pelo emprego de qualidade, que teve lugar pelas 17h00, com início junto ao Centro Distrital da Segurança Social, na Praça João Paulo II, e o Centro Comercial Fontedeira, na Avenida Movimento das Forças Armadas.


A ação de luta em Portalegre, terminou com uma tribuna pública, por volta das 18h00, frente ao Centro Comercial Fontedeira.


A coordenadora da União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA), Helena Neves, na sua intervenção, sublinhou a importância desta ação de luta, justificando que um ano depois do início da pandemia da covid-19, “os direitos laborais encontram-se suspensos, havendo várias entidades empregadoras que continuam a aumentar os níveis de exploração dos funcionários e a praticar despedimentos”.


Para a CGTP-In, “com a justificação da epidemia e à boleia das medidas desequilibradas do Governo, o patronato aproveitou para desregular horários, impor laborações contínuas e bancos de horas, roubar férias, chantagear e ameaçar os trabalhadores e despedir aqueles que têm vínculos precários, como se de peças descartáveis se tratassem”.


Por tudo isto, a CGTP-IN defende “condições de Higiene e Segurança adequados, e mais e melhores salários que garantam uma vida digna a quem trabalha e às suas famílias”.


A CGTP-In avança “rumo à mobilização para as comemorações do 25 de Abril e para realizarmos um grande 1º de Maio, de afirmação das reivindicações dos trabalhadores e exigência da mudança de rumo necessária aos trabalhadores e ao país”.


A CGTP-IN adianta que “esta luta que terá outros momentos de convergência nas ações da Semana da Igualdade, de 8 a 12 de março, com iniciativas em todos os sectores nos locais de trabalho e na rua, com o lema “Defender a saúde, dignificar o trabalho, avançar na igualdade!” que assinalarão em luta o 8 de Março – Dia Internacional da Mulher e no Dia de Luta dos Jovens Trabalhadores, a 25 de Março, 25 de Março, com ações em Lisboa e no Porto que trarão à rua a exigência de + emprego, + salário, + estabilidade e do futuro a que têm direito”.

Fotos/ E. Moitas















 

Sem comentários:

Enviar um comentário