terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Morreu o mestre Manuel Branco uma figura carismática de Arronches


Manuel Lourenço Branco, que nasceu na freguesia de Assunção, em 1919, e que iniciou a sua carreira profissional como ferrador, logo completou a 4.ª classe, na oficina do Sr. José Ferrador, ali atrás do castelo, faleceu esta tarde aos 98 anos de idade.

Era possuidor de um extenso currículo na arte de fazer ferraduras e prega-las nas patas dos animais, por todas as casas agrícolas do Concelho de Arronches e toda a zona raiana.

Pessoa amável e de trato afável, era por toda a população conhecido e estimado, o mestre Manuel Branco, gozou até há pouco meses de boa saúde, participando inclusive na última festa de Natal promovida pela Junta de Freguesia de Assunção, faleceu esta tarde de dia 2 de janeiro, numa Unidade de Saúde em Arronches.

O funeral tem lugar amanhã, quarta-feira dia 3, pelas 16h00, da igreja do Espírito Santo, para o cemitério de Arronches.

Com a morte do mestre Manuel Branco, desaparece o último ferrador e uma das figuras mais carismáticas do concelho de Arronches, pelo seu estilo de vida que marcou gerações, sobretudo até aos anos 70, ao amigo com quem tive o privilégio de conviver e entrevistar nas páginas do antigo Boletim Municipal de Arronches, em julho de 1991, e fotografar ainda no passado dia 17 de dezembro, deixo esta última homenagem, apresentando sentidas condolências á família e aos seus muitos amigos dispersos por toda a região.  
Fotos: Emílio Moitas 



Sem comentários:

Enviar um comentário