Mostrar mensagens com a etiqueta Alunos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alunos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de maio de 2020

Arronches – Rosas substituíram alunos na escadaria da antiga Escola Básica 2, 3, hoje invadida pela vegetação


Em Portugal, de Norte a Sul passaram a existir edifícios pagos com o dinheiro dos contribuintes devolutos, como acontece com várias escolas hoje abandonadas, Arronches não foi exceção à regra como se constata pelas imagens.

A antiga Escola Básica 2, 3 de Arronches, está devoluta desde fevereiro de 2017, depois de alunos e professores terem deixado este espaço que foi inaugurado nos anos oitenta, e que foi visitado em 14 de março de 1989, pelo então Presidente da República, Dr.  Mário Soares, e passarem a utilizar o novo e moderno Centro Escolar, inaugurado pelo ministro Pedro Marques, a 2 de fevereiro de 2017.  

Este novo Centro Escolar, foi uma obra  que constituiu na época um dos maiores investimentos dos últimos anos no Concelho de Arronches, e que rodou os três milhões de euros, e que teve o lançamento da primeira pedra a dia 25 de junho de 2013.

Hoje as antigas instalações da Escola Básica 2, 3, começam a acusar a passagem do tempo e a falta de manutenção, com a vegetação a invadir todo o espaço e a constituir um elevado risco de incêndio nos meses de verão, não só para as instalações da ex escola, como para os edifícios localizados nas proximidades.  

Atualmente na entrada da antiga escola, é possível ver um manto de rosas a descer as escadas por onde antes entravam alunos e professores, indicando às pessoas que passam na estrada que a escola está abandonada e que urge reaproveitar um espaço, por sinal bem localizado numa das principais entradas da vila.  

O destino deste edifício atualmente cedido ao Centro de Bem Estar Social e Santa Casa da Misericórdia de Arronches, é certamente ser reconvertido como já aconteceu ao último bloco, que foi demolido para dar lugar ao parque estacionamento do novo Centro Escolar, inaugurado recentemente e que justificou por parte da Câmara Municipal um investimento total de 136.159,59€.

É pena que estas situações se arrastem no tempo, pois os edifícios parados a degradarem-se ano após ano não ajudam ninguém e dão uma má imagem.
Fotos/ Emílio Moitas 







segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Arronches - Escola de Música junta alunos em convívio de Natal


A Associação Escola de Música de Arronches levou a efeito na tarde do passado domingo, dia 16 de dezembro , a sua tradicional Festa Convívio de Natal.

A festa teve início pelas 18h00 no auditório do Centro Cultural de Arronches,  com a  actuação do “Grupo Verde Maio” e  “Grupo Coral Vozes à Janela”, seguida a participação dos alunos da Escola de Música que interpretaram  ao longo do espectáculo diversos temas alusivos ao Natal, com destaque para a participação dos alunos do país do Sol Nascente, com o seu contributo num Natal arronchense multi-cultural.
Vídeo no Facebook/Fotos: E. Moitas 






sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Espetáculo de Natal dos alunos da Escola de Música



Este domingo dia 16 de dezembro todos os caminhos vão dar ao auditório do Centro Cultural de Arronches para se assistir ao espectáculo de Natal dos alunos da Escola de Música de Arronches.

Um evento a ter lugar pelas 17h30, com o Grupo Verde Maio e o Grupo Coral Vozes à Janela, deixando a direcção da Escola de Música um convite à população para assistir ao espetáculo.
Com/ E. Moitas

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Arronches – Alunos de origem chinesa entre os melhores do Agrupamento de Escolas

Numa cerimónia realizada recentemente no nos Paços do Concelho de Arronches, foram entregues os Prémios de Mérito aos alunos do Ensino Básico, Secundário e Superior, residentes neste concelho, e que premeia os alunos, com melhor aproveitamento escolar no ano letivo anterior.

Os alunos premiados foram: Primeiro Ciclo foram, ex aequo, Miguel Liu e Nuno Zhang, no Segundo Ciclo, também ex aequo, António Moura e Manuel Moura, no Ensino Secundário, Neuza Cobra e no Ensino Superior, Marco Rodrigues.

Por falta de candidaturas, não houve prémios atribuídos ao Terceiro Ciclo.

Estes prémios criados recentemente pelo município são um incentivo à formação académica dos jovens de arronchenses, sendo a primeira vez que são atribuídos.

Os prémios consistiram em material escolar e um valor monetário.

A cerimónia contou com a assistência, para além dos premiados e familiares, autarcas do Município de Arronches e responsáveis do Agrupamento de Escolas de Arronches.
Fotos: Liliana Yang



terça-feira, 13 de junho de 2017

Arronches – Esta sexta-feira há “Teatro musical” com os alunos da Academia Sénior


A festa de encerramento do ano letivo 2016/17, da Academia Sénior de Arronches, aconteceu na tarde da passada sexta-feira, dia 9 de junho, no Centro Cultural de Arronches, com uma festa convívio que assinalou o final das aulas, com diversas actividades, ficou marcada com um espetáculo "Teatro Musical", elaborado pelos alunos e dinamizadores da Academia.

Espectáculo que foi do agrado do público presente, vai agora ser repetido esta sexta-feira dia 16, de junho pelas 21h00, no auditório do Centro Cultural de Arronches, para todos aqueles que não tiveram oportunidade de assistir.

De referir que as entradas para este espetáculo são gratuitas. 

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Campo Maior - Alunos brigam e pais acabam ao muro na paragem do autocarro


Segundo notícia avançada pelo jornal Correio da Manhã,  em Campo Maior os ânimos ficaram acesos na sequência de uma briga entre alunos ocorrida na semana passada. E pioraram quando alguns do pais destas crianças discordaram dos pontos de recolha do transporte escolar propostos pela autarquia para este ano letivo. Na manhã de segunda-feira, os encarregados de educação acabaram por se envolver numa discussão e rapidamente passaram para a troca de insultos e agressões em frente aos alunos. 

Uma das mães e uma auxiliar foram agredidas sem gravidade por outra mãe. No local, junto ao autocarro do transporte escolar, estava também a vereadora Isabel Raminhas, que ainda tentou apaziguar os ânimos. "O que aconteceu foi fora do autocarro. Nunca fui empurrada nem agredida", garantiu ao CM a vereadora responsável pelo pelouro da Educação, e que nos últimos dias tem viajado na viatura escolar com o objetivo de fazer uma avaliação da necessidade deste transporte para os alunos. 

As agressões tiveram lugar pelas 08h00, no centro histórico da vila alentejana, perto da antiga casa mortuária. Foram também presenciadas pelos militares da GNR que se encontravam perto do local. Contactada pelo CM, fonte desta força de segurança confirmou as agressões e garantiu que nenhuma das vítimas apresentou queixa no posto. A vereadora Isabel Raminhas referiu ainda que durante o dia de ontem já não foi registado qualquer incidente entre encarregados de educação. 

Ler mais emhttp://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/auxiliar-agredida-por-mae-em-furia

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Alunos da Turma do 4º ano visitaram Museu de (A) Brincar


Um grupo de alunos do 4º ano do Agrupamento de Escolas de Arronches, visitou esta manhã de quinta-feira dia 9 de junho, o Museu de (A) Brincar, local onde tomaram conhecimento com brinquedos do tempo dos seus pais e avós, assim como a Escola do Estado Novo, participando ainda em brincadeiras na sala de actividades.

Acompanhados nesta visita pela professora Isabel Cruz, os alunos foram guiados por dois estagiários de Património e Turismo em formação no Museu e Posto de Turismo.

Visivelmente satisfeitos no final da visita ao Museu, fica o registo da sua passagem por um espaço de memórias e afetos no último dia de aulas.

De referir que o Museu de (A) Brincar de Arronches, situado no Largo Serpa Pinto, está aberto de Terça a Domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 – Encerra Segundas-feiras e feriados.
Foto: E. Moitas 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Arronches - alunos do 3º e 4º ano fizeram “Hino da Fruta


Os alunos do 3º e 4º ano da Escola do 1º ciclo do ensino Básico de Arronches, fizeram recentemente o “Hino da Fruta” para espalhar magia, saúde e solidariedade pelo país!

O que é isto dos "Hinos da Fruta:
O desafio "Hino da Fruta" é uma saudável e divertida competição nacional que utiliza a música para levar as lições do projeto "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável" até casa.
Desta forma simples, as crianças partilham o que aprenderam sobre a importância da alimentação e dos bons hábitos diários para a manutenção da saúde, convidando os adultos para ver, ouvir, partilhar e votar no "Hino da Fruta" da sua turma ou escola.

Descubra a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal que nas últimas edições aumentou o consumo de fruta das crianças que nela participaram em mais de 42%.

Agora precisam da sua ajuda para serem os finalistas da região!
Para votar ligue já: 760 457 195 (Custo da chamada 0,60€+IVA)
Ligue e habilita-se a ganhar mais de 1000 prémios imediatos! Saber mais...
Serão finalistas os 60 mais votados e os 20 mais partilhados até 10 de março 2016.

Veja aqui o vídeo:

Letra do nosso hino:

Com o nosso Hino
Temos uma missão
Incentivar tios e avós
A incluir fruta na refeição.

Que ricos nutrientes
E muitas vitaminas
Que fazem bem à saúde
E crescer meninos e meninas.

Todos os dias na escolinha
Comemos fruta variada
Bem gostosa e fresquinha
É uma escola animada.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Monforte – Alunos da Universidade Sénior foram a Mérida visitar a exposição “Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos”

No âmbito da disciplina de "Turismo & Lazer", a Universidade Sénior de Monforte foi a Mérida, visitar o Museu Arqueológico, local onde os alunos conheceram, exploraram e partilharam vivências, no "Dia Internacional de Monumentos e Sítios", comemorado a 18 de abril de 2015.

Esta deslocação a Mérida teve por objectivo a visita à exposição “Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos”, uma mostra onde estão reunidas peças de 18 instituições, 13 de Portugal e cinco de Espanha. O Alentejo está inclusive muito bem representado com peças dos atuais concelhos de Elvas, Arronches, Alter do Chão, Monforte…”, com destaque para um mosaico da Villa Romana de Torre de Palma e ainda a raríssima inscrição em língua Lusitana encontrada nos arredores de Arronches. Trata-se de um dos três ou quatro documentos escritos em língua lusitana encontrados até ao momento.

Guiaram esta visita os professores Teresa Cunha e Rui, assim como a vereadora Mariana Mota, que fez questão de acompanhar o grupo nesta deslocação a Mérida.








sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Arronches – Alunos da Academia Sénior visitaram as Pinturas Rupestres


No passado dia 26 de fevereiro, os alunos inscritos nas aulas de Património da Academia Sénior de Arronches, com idades que variam dos 50 aos 77 anos, acompanhados pela Coordenadora da Academia, Dr.ª Maria João Curvelo, e animadores visitaram as Pinturas Rupestres situadas em Vale de Junco, freguesia de Esperança.

A visita iniciou-se pelas 14h30, no Centro de Interpretação da Identidade Local de Esperança, localizado num antigo Lagar de Azeite.  No Centro a comitiva foi recebida pela técnica Patrícia Flores que levou os alunos a conhecer este espaço, hoje de memórias da indústria do azeite e arqueologia.

Já em Vale de Junco seguiu-se a visita ao abrigo dos Gaivões, localizado na Serra dos Louções, um local de relevante importância a nível arqueológico e natural, com a ocorrência de diversas espécies hoje raras da fauna e flora.

Neste local de paisagens idílicas os alunos ficaram a saber que cerca de 5 mil anos nos separam dos tempos em que estas enigmáticas pinturas contemporâneas do megalitismo aqui foram realizadas sob abrigos em cristas quartzíticas encontram-se estes painéis de pinturas efectuados por comunidades do Neolítico, Calcolítico e Idade do Bronze.

 São abertos à incidência solar e foram alvo de diferentes expressões artísticas, onde a conjugação de cores como o vermelho, o laranja e o preto, associadas à rugosidade natural e às tonalidades da oxidação da pedra plasmaram através de técnicas diferentes, representações humanas, animais, astrais e geométricas.

Estas actividades fora da sala de aula com passeios temáticos, são muito importantes onde, para além do convívio, os professores procuram dar a conhecer, rever ou relembrar a cultura arronchense.

No final da actividade e tendo por cenário os enormes penhascos da Serra dos Louções decorreu um lanche convívio partilhado por todos onde não faltou a o chouriço e farinheira assada ou o tradicional bolo finto.

A Academia Sénior de Arronches a é uma associação sem fins lucrativos, que promove actividades lectivas, lúdicas e culturais para pessoas com mais de 50 anos de idade.

A instituição iniciou a sua actividade em fevereiro de 2015, com o apoio da Câmara Municipal de Arronches, desenvolvendo entre outras atividades teóricas e práticas como: Património e História Local, Cidadania, Informática, Música, Teatro, Alfabetização e Língua Portuguesa, Artes Plásticas, Inglês, Ginástica, Hidroginástica.











quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Arronches - Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior 2014-2015


O Município de Arronches tem abertas as inscrições para a atribuição de Bolsa de Estudo aos alunos do Ensino Superior, no sentido de incentivar os que revelam capacidades para prosseguir nos estudos, em especial aqueles que possuam maiores dificuldades económicas.

As inscrições encontram-se abertas no período de 15 de outubro a 07 de novembro, para atribuição de 18 (dezoito) bolsas de estudo.

O regulamento poderá ser consultado nos serviços administrativos da Autarquia, com as candidaturas a serem formalizadas mediante o preenchimento de formulário.  

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Arronches – Câmara volta a oferecer manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo

A Câmara de Municipal de Arronches voltou a oferecer os manuais escolares obrigatórios a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, num investimento que ascende a de 4.300,00 euros, informou fonte municipal.

 Segundo a presidente de câmara, Eng. Fermelinda Carvalho, trata-se de "uma clara aposta do município na melhoria das condições das famílias no acesso à educação académica e cívica dos seus educandos.

Esta medida que vem sendo implementada nos últimos anos em Arronches abrange todas as crianças a estudar no 1.º ciclo, num total de cerca de 76 alunos.

A cerimónia de entrega dos Manuais Escolares, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Município de Arronches, pelas 16h30 da passada terça-feira e contou com a presença de autarcas, encarregados de educação e alunos que se mostraram agradados com o apoio do município.