quarta-feira, 24 de maio de 2023

Portalegre – Chuva condicionou desfile das Maias, mas cumpriu-se a tradição


O dia da cidade de Portalegre comemora-se a dia 23 de maio, e em celebração, a capital do distrito tem o costume de fazer um desfile “das Maias”. A tradição já tem mais de 100 anos e esse ano foi condicionado pela trovada e chuva que marcou presença, no decorrer da cerimónia.

 

A Maia, para os alentejanos, é uma menina que utiliza vestimentas brancas, com joias e com enfeites feitos de malmequeres amarelos, estes, que são colhidos no campo em redor da cidade. Seguindo a tradição, o desfile “das Maias” reúne as crianças de Portalegre, que saem do edifício da Câmara Municipal, vestidas como o costume determina.


Embora a trovoada e chuva que se abateu sobre Portalegre tenha condicionado o desfile das Maias em 2023, que se resumiu a alguns metros em redor da Câmara Municipal, a tradição não deixou de ser cumprida pelas crianças que em grande número se associaram ás comemorações que assinalaram os 473 anos da elevação de Portalegre a cidade.

 

As “Maias” ao desfilar, costumam carregar pequenas cestas com os malmequeres amarelos, ou a segurar na barra da saia, e percorrem em desfile as ruas da cidade, cantando:

 

Ó minha senhora

Chegue lá à janela

Para ver a Maia

Que parece uma donzela

 

Ó Maia ó Maia

Ó Maia das cachopas

Onde vai a Maia

Vai por essas barrocas.

 

Vídeo/Ver no facebook / Fotos / Emílio Moitas












 

Sem comentários:

Enviar um comentário