quarta-feira, 17 de maio de 2023

Alentejo - Exposição da Academia Sénior mostra trajes do campo no CEIRA


Se há imagem que associamos ao Alentejo é a dos seus trabalhadores rurais. Os latifúndios alentejanos perdem-se no horizonte e estão associados a histórias e lutas que fazem parte do imaginário português do Século XX.


Os trajes do campo ou das criadas de servir nos montes, com os seus típicos aventais, são tão importantes para revelar a alma alentejana como os alimentos – azeite, vinho, gastronomia – as Igrejas de Talha dourada – ou as marcas das várias civilizações – como os Visigodos, os muçulmanos ou os romanos, que ocuparam o território correspondente ao atual Alentejo.


É por este Alentejo do passado que hoje podemos viajar no Ceira - Centro Interativo da Ruralidade de Arronches, que acolhe uma mostra organizada pela Academia Sénior de Arronches, com os alunos da disciplina de Património, dinamizada por Miguel Casaca, a contribuírem com os seus conhecimentos e diversas peças de roupa que guardam dessa época e que retratam o passado rural ainda recente da vida da maioria dos arronchenses.


A exposição está patente no CEIRA até ao final de maio 2023, podendo ser visitada gratuitamente nos dias e horários de abertura do referido espaço museológico dedicado ao mundo agrícola alentejano e arronchense em particular.

Fotos / Emílio Moitas

Saiba mais e veja vídeo no facebok














 

Sem comentários:

Enviar um comentário