quinta-feira, 9 de junho de 2022

Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a Rui Nabeiro


Comendador Rui Nabeiro recebeu a mais elevada distinção atribuída por uma universidade portuguesa, o grau de Doutor Honoris Causa.


A Universidade de Coimbra (UC), sob proposta da Faculdade de Economia (FEUC), atribuiu o Doutoramento Honoris Causa ao comendador Rui Nabeiro. Trata-se da mais elevada distinção atribuída por uma universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituem uma referência inspiradora para toda a sociedade.

 

O Padrinho de Rui Nabeiro foi Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da FEUC, sendo que as apresentações estiveram a cargo de António Martins (elogio do Doutorando) e de Margarida Mano (elogio do Padrinho), ambos Professores Auxiliares da FEUC.

 

Manuel Rui Azinhais Nabeiro, de 91 anos, expressou, no início do ritual académico, “a honra de ser doutorado” a título honorífico pela mais antiga universidade portuguesa, fundada pelo rei D. Dinis, em 1290.

 

Antes de receber das mãos do reitor as insígnias de doutor pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Rui Nabeiro, confessou que esta distinção “foi um sonho” que nunca lhe “passou pela cabeça” desde a infância, na vila de Campo Maior, no Alto Alentejo.

 

“O momento é de emoção. Revejo pessoas que marcaram a minha vida para sempre”, afirmou, com palavras de gratidão aos antepassados, especialmente os seus pais, e em geral à família, amigos, conterrâneos e trabalhadores do grupo Delta.

 

A distinção hoje recebida será “um impulso feliz e generoso para continuar a minha já longa caminhada”, sublinhou.

 

As “desigualdades sociais e dificuldades” dos conterrâneos do Alto Alentejo, durante a ditadura de Salazar, na primeira metade do século XX, junto à fronteira com Espanha, então vigiada pelos carabineiros do general Franco, deram-lhe “uma imensa vontade de fazer algo diferente” para si e para os outros.

 

“Principalmente, ajudar as pessoas da minha terra e não só”, acentuou Rui Nabeiro.

 

Recordando “a pobreza, o analfabetismo e a falta de assistência médica que imperavam” entre os vizinhos, na infância e na juventude, o novo doutor pela Universidade de Coimbra explicou que essa vivência veio a determinar o seu percurso de cidadão e empresário.

 

“Sou um homem que sonho todos os dias em fazer algo de diferente”, disse.

 

A cerimónia teve lugar no passado, dia 8 de junho, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos) na Universidade de Coimbra.

Com/Emílio Moitas / Fonte/ Fotos UC/Paulo Amaral 







 

Sem comentários:

Enviar um comentário