domingo, 27 de março de 2022

Vila Viçosa foi palco das celebrações dos 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição, como Rainha e Padroeira de Portugal

Vila Viçosa foi o palco das celebrações dos 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição, como Rainha e Padroeira de Portugal, entre os dias 25 e 27 de março de 2022.


Celebrações que contaram com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à eucaristia para comemorar os 375 anos da Coroação da Padroeira no Santuário de Nossa senhora da Conceição, na noite de sábado dia 26 de março.


Neste contexto, o Município de Vila Viçosa informou que, integrada nas referidas celebrações, esteve disponível a Exposição “Três Coroas, a mesma padroeira”, no dia 27 de março, entre as 10h00 e as 17h00, e que decorreu no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

 

A exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira” reúne, pela primeira vez no mesmo lugar, as três coroas de imagens mais significativas do património religioso português.


São vários os temas que unem estas três peças, desde as coroações solenes ao conceito de padroado que, sob a invocação de Maria, se estende a todo o território nacional.


Relembramos que, no dia 25 de março de 2021, completaram-se os 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal.


Momento no qual, o rei D. João IV, em período de guerra pela restauração da independência, depositou, aqui, em Vila Viçosa, a sua coroa real aos pés da Virgem, celebrada nesta imagem que evoca a sua Imaculada Conceição, e a partir desse instante, nenhum soberano nacional usou mais a coroa na cabeça.

 

Esta iniciativa foi organizada pela Arquidiocese de Évora, pela Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, pelo Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, pelo Santuário do Sameiro, pelo Santuário de Fátima e pela Câmara Municipal de Vila Viçosa. E contou com o apoio da RTP.

Vídeo/Fotos/ E. Moitas/Rádio Campanário











 

Sem comentários:

Enviar um comentário