sábado, 19 de dezembro de 2020

Alentejo - GNR fiscaliza veículo pesado com tacógrafo manipulado em Santa Eulália

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Trânsito (DT) de Portalegre, intercetou no passado, dia 17 de dezembro, um veículo pesado de mercadorias que circulava com um sistema de manipulação e viciação de tacógrafo no concelho de Elvas.

 

Segundo a GNR, em nota de imprensa, os fatos foram detetados no decorrer de uma ação de fiscalização na Estrada Nacional 243 junto da localidade de Santa Eulália, os militares da Guarda apuraram que o indivíduo conduzia o veículo sem que o tacógrafo estivesse a registar corretamente os tempos de condução.

 

O condutor do veículo, um homem de 44 anos, foi constituído arguido pelo crime de falsificação de notação técnica.

 O veículo pesado de mercadorias foi apreendido, assim como o dispositivo utilizado, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Elvas.

 

A Guarda Nacional Republicana relembra que, para além da gravidade criminal e contraordenacional destes ilícitos, a manipulação e viciação dos tacógrafos constitui uma prática de risco no ambiente rodoviário, introduzindo um elemento em violação das regras de segurança estabelecidas a nível europeu no que se refere aos limites de tempo de condução e períodos mínimos de repouso estabelecidos para os condutores e cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos para os veículos.

 

O tacógrafo é um aparelho de controlo destinado a ser instalado a bordo dos veículos rodoviários para indicação, registo e memorização automática ou semiautomática de dados sobre a marcha desses veículos, assim como sobre tempos de condução e de repouso dos condutores.

Fotos/ E. Moitas / Arquivo





 

Sem comentários:

Enviar um comentário