segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Arronches – Reformados e pensionistas da freguesia de Assunção visitaram Cabo da Roca e Sintra

A Junta de Freguesia de Assunção promoveu nos passados dias 29 de agosto e 9 de setembro, um passeio a Sintra, destinado à população idosa desta freguesia.

Nestes passeios participaram mais de 100 arronchenses, que tiveram a oportunidade de desfrutar de um dia diferente com actividades, tais como um passeio ao Cabo da Roca, Colares, local onde decorreu o habitual almoço convívio, seguindo-se na parte da tarde uma visita à Praia das Maças e Palácio Nacional de Sintra, começado a construir no domínio muçulmano da Península Ibérica e propriedade da Coroa Portuguesa a partir da conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques em 1147.

Para o presidente da Junta de Freguesia, José Louro, “a realização destes passeios para além de facultarem um dia diferente a muitos idosos que certamente não teriam oportunidade de sair de Arronches, se não fosse a junta a promover estas iniciativas, resulta ainda de um compromisso assumido no programa de actividades desta Junta, e mantido durante o actual mandato.

Em suma um passeio cultural que permitiu para muitos conhecerem o famoso Cabo da Roca, o ponto mais ocidental de Portugal continental, assim como da Europa continental.

Situa-se na freguesia de Colares, concelho de Sintra e distrito de Lisboa. O local é visitável, não até ao extremo mas até uma zona à altitude de 140 m. O cabo forma o extremo ocidental da Serra de Sintra, precipitando-se sobre o Oceano Atlântico. As suas coordenadas geográficas são N 38º46'51", W 9º30'2".

Luís Vaz de Camões descreveu-o como o local “Onde a terra se acaba e o mar começa” (in Os Lusíadas, Canto III).

Um padrão em pedra com uma lápide assinalam esta particularidade geográfica a todos quanto visitam este local. A sua flora é diversa e, em muitos casos, tem espécies únicas, sendo objecto de vários estudos que se estendem, igualmente, à geomorfologia, entre outros.

Na zona existe um farol (Farol do Cabo da Roca) e uma loja turística. Está inserido no Parque Natural de Sintra-Cascais, numa zona de fáceis acessos e de grande afluência turística, sendo muitas as pessoas que o visitam.

Ao domingo é habitual a concentração de vários grupos de motociclistas.

A forma animada como o passeio decorreu, que contou com a participação do Vice-Presidente da Câmara, João Crespo e vereador Nelson Velez, e outros autarcas, e ainda com o imprescindível apoio dos restantes membros e funcionários da Junta de Freguesia de Assunção, na organização desta iniciativa, que pela alegria demonstrada por todos os participantes, foi prova de uma aposta ganha num dia de temperatura amena pelo concelho de Sintra.
Fotos/ Emílio Moitas 

























Sem comentários:

Enviar um comentário