sexta-feira, 27 de julho de 2012

Portalegre - BE denuncia abusos no fornecimento de água


" Depois do registo da falta de qualidade da água que atinge cerca de 50 mil pessoas, nos concelhos abastecidos pela barragem de Póvoas e Meadas; da garantia de fornecimento de água aos concelhos de Nisa e Ponte de Sor e dos problemas de controlo de pressão no concelho de Elvas, surgem os números alarmantes de cerca de 140 cortes por mês do abastecimento de água, devido a dificuldades de pagamento por parte dos munícipes do Concelho de Portalegre.

O abuso contínua presente na cobrança de taxa de saneamento básico nas faturas da água de munícipes que não usufruem deste sistema. O preço da água também é penalizado com a taxa de resíduos sólidos, quando sabemos que o negócio dos resíduos está longe de ser um processo bem conduzido. Os munícipes por falta de uma leitura atenta não se apercebem dos abusos.

O Bloco de Esquerda esteve e está contra a qualquer forma de privatização ou gestão empresarial da água, porque entende que o lucro não pode estar presente num bem tão essencial à sobrevivência humana; um bem que é de todos e deve ser gerido por todos pelos órgãos eleitos pelos cidadãos.

Acusamos os partidos responsáveis por estas situações de estarem a enganar as populações e de nada fazerem. No distrito de Portalegre, a gestão das Águas do Norte Alentejano prejudicou vários munícipes e a gestão da espanhola Aqualia, nos concelhos de Campo Maior e Elvas, acarretaram aumentos excessivos no preço da água muito por via dos serviços com preços elevados.

Sabemos do apetite da troika pela privatização de vários setores incluindo a água e manifestamos desde já, a nossa disposição para combater qualquer tentativa de nos tirarem esse bem público."

Nota:

Comunicado de imprensa emitido pela Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda sobre a "água no distrito de Portalegre" reproduzido na íntegra.

Sem comentários:

Enviar um comentário