quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Alentejo - Tapeçaria roubada durante o dia no Museu Guy Fino em Portalegre



 A manhã do passado domingo, dia 6 de outubro, ficou marcada pelo roubo de uma tapeçaria valiosa no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, segundo notícia avançada em primeira mão, pelo jornal Alto Alentejo.


Um roubo insólito que aconteceu no período de abertura ao público e facilitado por falta de medidas de segurança adequadas, dado o museu ter poucos funcionários e não dispor de câmaras de videovigilância.


A peça desperecida é a tapeçaria “Le Roi Soleil” foi feita na Manufatura de Portalegre, a partir de um desenho original do pintor francês Jean Lurçat, por ocasião da inauguração do Museu Guy Fino, no ano de 2001, com 64,50cm de altura por 101,40cm de largura, foi oferecida pela viúva do pintor e que se encontrava exposta na sala dedicada às peças do mestre da tapeçaria francês, e avaliada em 17 mil euros.


O desaparecimento da tapeçaria foi constatado cerca das 12h45, dois funcionários do museu, que de imediato comunicaram a ocorrência ás autoridades, que remeteram o caso para Polícia Judiciária, que está a investigar o caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário