terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Nisa evoca a memória da Greve ou Revolta do Pão em 1943


Associação Nisa Viva e a União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e S. Simão, no concelho de Nisa, promovem, no próximo dia 16 de dezembro, a Sessão Pública Evocativa dos 80 Anos da “Greve do Pão” em Nisa, no Alentejo

 

A sessão pública de Homenagem, a título póstumo, a todos os que participaram nesta jornada de indignação e revolta pelo direito ao Pão, tem lugar no dia 16 de dezembro de 2023, as 15h00 horas, na sala da União de Freguesias e contará com a presença do Prof. Dr. António Ventura, entre outros oradores.


Passam 80 anos sobre um dos acontecimentos e uma das páginas mais negras e sangrentas da história nisense: a "Greve do Pão" ou "Revolta do Pão", nomes por que ficou conhecido o levantamento popular, espontâneo, que teve lugar no largo junto à padaria de João Mendes em 12 de dezembro de 1943, um ano de grande descontentamento e de diversos movimentos reivindicativos em todo o país, visando, principalmente, travar a carestia de vida e garantir o pão para as famílias e as bocas de quem tinha fome.


A história desse dia sangrento em Nisa, ficou registada, na edição de 4/11/2011, do extinto jornal "Fonte Nova" de Portalegre.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário