O município de Arronches prepara-se para inaugurar o antigo Convento de Nossa Senhora da Luz, o que vai acontecer já no próximo dia 15 de dezembro, pelas 16h30, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Uma obra de recuperação e requalificação a cargo da empresa
‘Agrocinco’ e que envolveu um montante de mais de 1 milhão e 200 mil euros,
cofinanciada pela União Europeia.
Uma cerimónia protocolar de inauguração que conta com a
presença de João Crespo na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de
Arronches, da Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e
António Ceia da Silva, Presidente da CCDRAlentejo.
No decorrer do evento vai ser descerrada uma placa
comemorativa da inauguração, seguindo-se uma visita guiada ao imóvel e percurso
expositivo do Convento de Nossa Sr.ª da Luz.
Um pouco mais tarde, pelas 18h00, o convento será aberto ao
público para uma visita de forma a todos ficarem a conhecer as obras de
recuperação e valor patrimonial de um edifício notável que foi fundado em 1570
por iniciativa de Fr. Hilário de Jesus, religioso agostiniano natural de
Portalegre.
O Convento de Nossa Senhora da Luz, foi extinto pelo Decreto
de 30 de maio de 1834.
Após a extinção das ordens religiosas, a custódia da documentação esteve a cargo da Administração do Concelho de Arronches. Daí transitou para a Repartição de Fazenda do Distrito Administrativo de Portalegre onde se manteve até 1911, ano em que passou para a tutela da Direcção de Finanças do Distrito de Portalegre onde permaneceu até 1938, data da sua incorporação no Arquivo Distrital de Portalegre, em cumprimento do disposto no decreto com força de lei nº 19952, de 27 de junho de 1931.
Anotações de "pertence
ao Convento de Arronches" existentes em alguns dos documentos, levam a
crer que a documentação terá andado acumulada com a proveniente de outros
fundos.
Veja vídeo (no Facebook), com imagens registadas em 1998, antes das obras de recuperação numa
das salas verdadeiro ex-líris do convento.
Fonte / Jornal Notícias
Vídeo/Fotos / Emílio Moitas
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