quinta-feira, 15 de junho de 2023

Arronches - As pombas de leque do jardim do largo da Cadeia ficaram doentes


As famosas pombas brancas ou pombinhas de leque (Columbia livia f. domestica) como são conhecidas e que há muitos anos fazem a alegria das crianças, e que habitam um minúsculo e insalubre pombal municipal, existente no Jardim do antigo Largo da Cadeia, junto á monumental fonte de Elvas em Arronches, começaram a ficar doentes, a situação preocupou os cuidadores das aves que alertaram os responsáveis para o facto das pombas estarem ficar cegas e a morrer.


Solicitada a intervenção dum columbófilo arronchense, o Luís Caixas,  rapidamente edificou as causas que motivavam a cegueira das aves, sugerindo medidas a tomar de forma a evitar a morte das aves.


 O que é a Ornitose:


A ornitose é uma doença infeciosa que afeta muitas espécies de aves em todo o mundo. Esta doença pode ser transmitida ao homem e a outros mamíferos.


Agente Patogénico:


"Chlamydia psittaci". Os "Chlamydia" são pequenos micro-organismos não móveis que invadem as células tornando-se seus parasitas. A infeção é provocada pela inalação de poeiras em suspensão que contenham o agente, ingestão de alimento ou água contaminados com fezes, criação ou contacto com os borrachos.


Tratamento:


O tratamento da colónia é feito com chlortetracyclin+, que vem demonstrando há vários anos um controlo eficaz da ornitose.


Para manter a sua eficácia, o tratamento de 30 dias com chlortetracyclin+ não pode ser interrompido.


O Pombo Rabo-de-leque é uma antiga raça cuja origem não é certa, mas acredita-se que são originários da Índia, tendo também referências na China e Espanha. Chegaram até a Europa através das mãos dos comerciantes.


A aparência deles durante esse período foi muito diferente dos pombos Rabo-de-leque de hoje. Foi só quando criadores ingleses e escoceses começaram a criá-los seletivamente para exposições é que começamos a ver o estilo moderno.


Embora originalmente diferentes, os tipos inglês e escocês foram misturados para criar o tipo atual. Durante o século XIX, os criadores nos Estados Unidos começaram a importá-los e rapidamente se tornou-se uma das raças mais exóticas e populares dos principais jardins do mundo.


Belos, exóticos, de beleza ímpar e uma das mais populares raças de pombos, o Pombo Rabo-de-leque destaca-se das demais pela sua principal característica que é o rabo semelhante a um leque que acabou por dar origem ao nome da raça.

Fotos/ Emílio Moitas





 

Sem comentários:

Enviar um comentário