sexta-feira, 23 de abril de 2021

Alentejo – Laje votiva em língua lusitana de Arronches já é «Tesouro Nacional»


Se há motivos que nos fazem acreditar que valeu a pena uma vida dedicada a Arronches e a assuntos considerados por alguns de  menores, e nos apraz registar, foi ver reconhecida em Conselho de Ministros a “laje votiva em língua latina, um dos mais notáveis achados arqueológicos descobertos em Portugal 1997, na freguesia de Assunção no concelho de Arronches, mais propriamente no monte do Coelho, que foi agora classificada de bem de interesse nacional, sendo-lhe agora atribuída a designação de “Tesouro nacional”.

(Conselho de Ministros de 22 de abril de 2021)


Como ator secundário neste processo, quero aqui deixar um agradecimento especial, em primeiro lugar ao Sr. Hélder Marques, na altura proprietário do Monte do Coelho, pela sua sensibilidade, que uma tarde se dirigiu ao Posto de Turismo, para me informar, dado o meu interesse por estas coisas, como referiu, sobre o achado de uma estranha pedra escrita encontrada no decorrer de obras no velho forno do monte.


Ao Dr. Jorge Oliveira, da Universidade de Évora, a quem mandei a foto da laje, pela sua disponibilidade e interesse sempre manifestados, e visto no dia seguinte se ter deslocado propositadamente ao monte do Coelho, e ter constatado a importância do achado.


À Sr.ª professora Emília Costa, na altura vereadora da cultura no município de Arronches, pelo seu interesse e acolhimento da laje no Centro Cultural e ao processo que se seguiu e que a levou a ser exposta no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa.


Em suma um processo que decorreu até hoje e que permitiu salvar uma peça importante do Património Histórico/Cultural/Nacional, e da qual se guarda uma réplica atualmente exposta na entrada do Centro Cultural de Arronches.


*****************************

Comunicado do Conselho de Ministros de 22 de abril de 2021

Uma visão estratégica para a cultura constitui um elemento essencial para a democracia e para o futuro do país. É neste contexto que surge como imperativa a concretização de uma verdadeira política pública de cultura, que se apresente como estruturada e duradoura.


Nesse sentido, o Conselho de Ministros reuniu hoje na biblioteca do Palácio Nacional de Mafra e aprovou um conjunto de diplomas que reforçam a prioridade dada pelo Governo ao setor cultural e artístico, valorizando os profissionais que compõem o setor e património artístico e cultural português.


o decreto que classifica diversos bens móveis como bens/conjunto de interesse nacional, sendo-lhes atribuída a designação de «tesouro nacional»:


É o caso da laje votiva em língua lusitana proveniente do Monte do Coelho, em Arronches, identificada em 1997.


Saiba mais em: https://www.portugal.gov.pt/.../comunicado-de-conselho-de...

Fotos/ Emílio Moitas / Arquivo









 

Sem comentários:

Enviar um comentário