quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Homem detido na estrada com 116 pintassilgos caçados ilegalmente


Agentes de Destacamento de Tráfico da Guardia Civil de Badajoz, em serviço na estrada EX-100, no término municipal de Badajoz, observarem a atitude suspeita por parte do ocupante de um veículo estacionado na referida via, que ao sentir a presença dos agentes abandonou precipitadamente na berma da estrada vários sacos.

Depois da inspecção aos sacos os agentes comprovaram que os mesmos continham três gaiolas com 116 pintassilgos, ( Carduelis carduelis), assim como diferentes utensílios para a prática de caça ilegal, verificado o ilícito e alertadas outras patrulhas da zona, o veículo por interceptado e o condutor identificado, trata-se de um homem residente em Badajoz e já com antecedentes por prática de caça furtiva na região.

Conduzido a dependência policiais para abertura de processo por parte do “Servicio de Protección de la Naturaleza (SEPRONA) de la Comandancia de la Guardia Civil de Badajoz”, o infractor vai agora responder por um delito conta a fauna, captura de aves com artes ilegais como redes ou reclames digitais não selectivos e de captura massiva.

A caça de espécies silvestres em Espanha com artes ilegais, constitui um delito conta a fauna que pode ser castigado com pesadas multas e prisão durante dois anos.

Os pintassilgos capturados foram libertados pelo (SEPRONA), no seu habitat natural.

Esta prática criminosa vinha dizimando as populações desta espécie, levou a uma moratória da União Europeia para que as Associações Silvestres e Ornitológicas, conseguissem um stop reprodutivo na sua cria em cativeiro até 2018,

actualmente já não é permitida a captura que era autorizada por diferentes CCAA, entre elas Extremadura, segundo a Directiva 2009/147/CE, conhecida como Directiva AVES.

De referir que captura ilegal de aves é um problema que afecta toda a zona raiana hispano/lusa, sendo ainda hoje comum observar inclusive na área do Parque Natural da Serra de S. Mamede, indivíduos a capturar aves com espingardas de pressão de ar ou armadilhas, que quando questionados por visitantes do Parque Natural, reagem de forma agressiva.

Uma fiscalização que em Portugal é da competência Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA -GNR), mas que não evita que em páginas Web como o OLX, em Portugal seja publicitada e comercializada a venda de acessórios para a captura ilegal de aves.
Fotos/ Guardia Civil Trafico e Emílio Moitas




Sem comentários:

Enviar um comentário